Terça, 07 Mai 2024

Cidades

Qual VPN É O Melhor Para Você? 5 Qualidades Que Você Deve Procurar

Cidades

Qual VPN É O Melhor Para Você? 5 Qualidades Que Você Deve Procurar

Recentemente, o Brasil foi considerado um dos países da América Latina mais suscetíveis à ataques cibernéticos. 

Pixabay

Recentemente, o Brasil foi considerado um dos países da América Latina mais suscetíveis à ataques cibernéticos. Estes criminosos atacam não apenas empresas e instituições financeiras, mas também usuários comuns. Neste contexto, é fundamental manter a sua segurança online atualizada. Confira aqui como um VPN pode te ajudar e quais características ele deve ter.

Cenário Global

Vivemos em um mundo conectado, onde mais de 65% da população mundial tem acesso à internet. Isso significa que são mais de 5 bilhões de usuários. Com tantas pessoas conectadas, alguns perigos da internet são parecidos com os de uma cidade grande, com crimes e golpes de todo tipo.

Por este motivo, o mercado de segurança cibernética também não pára de crescer. No ano passado, este mercado chegou a ser avaliado em USD 211,48 bilhões, com projeções de crescimento até 2032. Dentre as opções de segurança cibernética, as redes de navegação privada (VPNs) se destacam por sua capacidade de criptografar e proteger suas informações online.

Escolhendo Seu VPN

Existem inúmeras opções de VPN disponíveis no mercado. Uma boa forma de escolher o seu é comparando as opções mais populares. Você pode encontrar sites fazendo comparações do tipo "Cyberghost vs Surfshark", onde você pode aprender mais sobre as características de cada um.

Em meio a tantas opções no mercado, você deve atentar para três tipos diferentes.

Cliente Para Provedor: Este tipo de conexão faz com que você acesse a internet não através do seu ISP, mas através do seu provedor de VPN. Esta forma é extremamente útil, se você estiver utilizando redes públicas desprotegidas, como um WiFi de aeroporto, por exemplo.

Site Para Site: VPNs de site para site são bastante utilizadas por empresas, para mascarar intranets privadas. Neste caso, o serviço permite a conexão segura entre estas duas intranets, onde os dados transferidos entre elas são criptografados.

Acesso Remoto: O acesso remoto é o serviço mais comum desta ferramenta. Através dele, você pode alterar a região do seu IP, para acessar conteúdos restritos por geolocalização. Aqui, seus dados de navegação também são criptografados.

Top 5 Qualidades Que Seu VPN Precisa Ter

Pixabay

Os melhores do mercado têm cinco características em comum. Aprenda sobre elas abaixo.

1. Criptografia

A função principal do VPN é proteger sua navegação, criptografando seu endereço de IP e seu histórico de navegação. Assim, seu IP e seu histórico não ficam disponíveis para o servidor de internet, ou para qualquer um tentando acessá-los.

O VPN também impede que sua navegação deixe rastros, aplicando criptografia de cookies. A criptografia de cookies é uma característica essencial, pois protege o conteúdo que você envia a determinado site, como informações pessoais, dados bancários e outros dados que podem levar de volta até você.

2. Zero Registro

Prefira VPNs que oferecem uma política de zero registro, ou seja, VPNs que não guardam nenhum registro das suas atividades. Embora manter o sigilo das suas atividades seja uma das principais características de um VPN, pode haver uma série de exceções quanto ao armazenamento delas.

Por este motivo, você deve sempre ler atentamente a Política de Privacidade na ferramenta que você está contratando. Verifique se ela de fato aplica a política de zero registro e busque por eventuais exceções, que devem estar descritias na Política de Privacidade.

3. Variedade de Locais

A boa velocidade de um VPN depende largamente de haver servidores por perto. Portanto, ferramentas que oferecem uma variedade maior de locais são mais desejáveis. Além disso, a variedade de locais garante que você pode alterar o seu IP para acessar a internet de qualquer ponto do mundo.

Isso significa que o VPN pode alterar o seu local de conexão para outro país. Esta função te permite acessar conteúdos restritos à geolocalização, como catálogos diferentes na Netflix e no Spotify, por exemplo.

4. Kill Switch

O recurso kill switch (ou interruptor de desligamento) oferece ainda uma proteção extra ao usuário, em caso de quedas ou falhas de conexão. O kill switch mantém o monitoramento do VPN e encerra a conexão nestes casos, para que seus dados não sejam expostos durante a falha.

O kill switch é responsável por encerrar determinados programas assim que a inatividade de conexão for identificada. Prefira opções que tenham esta função integrada e previna-se contra exposições indesejadas durante oscilações e quedas.

5. Preço

A assinatura deste serviço deve ter um preço acessível. Não há a necessidade de gastar muito para ter um bom nível de segurança pessoal. Entretanto, convém evitar os serviços gratuitos. Além de oferecer uma funcionalidade limitada, não há como garantir que seus dados de navegação não estejam sendo vendidos a terceiros, por exemplo. VPNs pagos são sempre mais confiáveis e eficientes do que as opções gratuitas.

Conclusão

Dado o nível de insegurança online que temos hoje em dia, devido aos mais diversos tipos de ataques cibernéticos, manter a segurança dos seus dados e da sua privacidade é fundamental. Além dos softwares de antivírus, a utilização do VPN se torna indispensável neste cenário. Contrate uma ferramenta que atenda as suas necessidades de navegação e com planos de pagamento razoáveis.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/