Sábado, 04 Mai 2024

Cidades

Primeira usina de geração de energia em Barueri será construída pela Sabesp

Parceria Cidades

Primeira usina de geração de energia em Barueri será construída pela Sabesp

Na quinta-feira (22), foi concluída a operação para aquisição de participação de 20% da FOXX URE-BA S.A, subsidiária da Orizon

Investimento total do projeto será de R$ 521 milhões e busca diversificar a destinação de resíduos sólidos urbanos no Estado de São Paulo (Foto: Michela Brígida/Arquivo Folha de Alphaville)

A Sabesp e a empresa Orizon Valorização de Resíduos S.A formalizaram uma parceria para construção da primeira usina de geração de energia, a partir da incineração de resíduos sólidos urbanos. A unidade ficará localizada no bairro da Aldeia de Barueri, em Barueri.

Segundo a Sabesp, na quinta-feira (22), foi concluída a operação para aquisição de participação de 20% da FOXX URE-BA S.A, subsidiária da Orizon, formando uma sociedade para produção de energia limpa e renovável a partir do tratamento térmico desse resíduos, produzidos pelo município barueriense. 

De acordo com a companhia, o investimento total do projeto será de R$ 521 milhões e busca diversificar a destinação de resíduos sólidos urbanos no Estado de São Paulo, promovendo também a economia circular a partir da geração de energia renovável.

Além disso, o tratamento de resíduos sólidos vai ao encontro do compromisso da Sabesp com a sustentabilidade, qualidade de vida e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Sobre a usina

A nova unidade terá potência instalada de 20 MW, o que equivale ao abastecimento de mais de 80 mil residências. Aproximadamente 16 MW serão comercializados via PPA (Power Purchase Agreement) ANEEL. 

A capacidade de tratamento é de 300 mil toneladas anuais de resíduos, a partir de 2026.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/