Sábado, 27 Abril 2024

Cidades

Postos são alvos de reclamação por falta de clareza no preço dos combustíveis

No bairro Cidades

Postos são alvos de reclamação por falta de clareza no preço dos combustíveis

Segundo moradores, alguns locais não deixam claro o valor sem descontos de aplicativos

Segundo o Procon-SP, postos devem informar o preço real destacado, o preço promocional, vinculado ao uso do aplicativo, e o valor do desconto (Foto: Graziela Costa/Folha de Alphaville)

Recentemente, moradores de Alphaville reclamaram nas redes sociais sobre a falta de clareza dos preços originais de combustíveis em alguns postos, sem o desconto oferecido nos aplicativos de fidelização dos estabelecimentos.

"Anúncio gigante do litro da gasolina a R$ 5,27 e quando você vai pagar, R$6,90. Só pra quem tem o aplicativo", destacou um morador nas redes.

À reportagem, o Procon-SP explicou que o Decreto Federal 10.634/2021 prevê que, quando houver concessão de descontos vinculados ao uso de aplicativos de fidelização, deverão ser informados ao consumidor o preço real, de forma destacada, o preço promocional, vinculado ao uso do aplicativo, e o valor do desconto.

"É direito do consumidor visualizar o preço real do combustível antes mesmo de entrar no posto, ou seja, é dever do posto informar em destaque o preço real. Em 2022, nos 2.493 postos fiscalizados no estado, constatamos 506 irregularidades, sendo uma das mais comuns, informações imprecisas de preços com aplicativos", enfatizou o órgão.

O consumidor pode registrar reclamação deste tipo de irregularidade no site do Procon-SP (procon.sp.gov.br).

Em Santana de Parnaíba
Apesar das reclamações, o Procon Municipal de Santana de Parnaíba informou que, tanto em 2022 como neste ano, não foram registradas reclamações relacionada a este tópico em postos da cidade.

"Vale lembrar que o reclamante pode morar em um município e utilizar do abastecimento de um posto de gasolina situado em outro município", destacou.
Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/