Sábado, 20 Abril 2024

Cidades

Parnaíba realiza plano de ação para acabar com fios pendurados no bairro

Cidades

Parnaíba realiza plano de ação para acabar com fios pendurados no bairro

Acordo foi firmado no começo do mês entre a prefeitura, a Enel e associações de internet. Ação já está em andamento 

Prefeitura diz que vai identificar os provedores de internet, notificá-los e fazer ajustes de todos os postes (Foto: Michela Brígida/Folha de Alphaville)

Na última semana, o prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar, realizou uma reunião com representantes da Enel, responsável pela distribuição de energia na região, a Associação Brasileira de Internet (Abranet) e a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), para discutir um plano de ação para acabar com o problema dos fios pendurados e os cortes de serviços em Alphaville e Tamboré. O acordo foi firmado no dia 5 deste mês.

Na ocasião, ficou definido um cronograma de trabalho para implementar as normas regulamentares de uso do espaço urbano, em concordância com a legislação federal. 

Segundo Elvis Cezar, a ação deve ser executada em um período de seis meses. "Vamos identificar todos os provedores de internet, notificá-los, fazer o ajuste de todos os postes, reconhecer toda a fibra e, ao final, mostrar para a população todas que são regulares. A partir disto, quem não estiver adequado, será cortado. Este será um case de regulamentação para o país", explicou à Folha de Alphaville

O próximo passo, de acordo com a gestão, será a criação de um grupo técnico. "Está prevista a realização de reuniões com moradores, empresas e sociedade civil para informar o andamento dos trabalhos, bem como os impactos com a aplicação deste plano. Com isto, a prefeitura pretende apresentar uma cidade visualmente mais agradável e evitar acidentes com a rede de fios."

Fios pendurados
A questão dos fios pendurados nos postes de energia elétrica é alvo recorrente de reclamações entre os moradores pelos perigos que fornece. Em recente entrevista à reportagem, o diretor operacional da Enel, Saulo Ramos, destacou que, por ano, a empresa tem autorização para regularizar 2100 postes. "Nós notificamos as empresas de telecomunicação, pedimos para eles identificarem os cabos e arrumarem de acordo com a norma de instalação."

Em nota, a Enel disse que a atuação em Alphaville é frequente. "Somente neste mês, já removemos duas toneladas de cabos irregulares na região. Temos a previsão de atuação em 27 logradouros ainda em setembro".

Sobre o acordo firmado, a empresa diz que "visa a melhoria contínua na ocupação dos postes pelas empresas de telecomunicações na área de concessão".
Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/