Para valorizar patrimônio, Parnaíba abre visitas a imóveis tombados

No evento, haverá também uma feira gastronômica com pratos típicos paulistas e parnaibanos na Praça 14 de Novembro (Foto: Michela Brígida/Folha de Alphaville)
Com o maior conjunto arquitetônico tombado e preservado do Estado de São Paulo, composto por 209 edificações que remetem a quatro séculos de história, Santana de Parnaíba lança nos dias 26 e 27, a partir das 8h, a Jornada do Patrimônio Cultural, em que serão abertas as portas dos imóveis públicos tombados, para a visitação com monitoria. O objetivo é valorizar ainda mais o patrimônio histórico da cidade e potencializar o turismo. 

Nestes dias, espaços como o Museu Anhanguera e Casarão Monsenhor Paulo Florêncio da Silveira Camargo (Largo da Matriz 19), o Centro de Memória e Integração Cultural Bertha Moraes Nérici (Largo da Matriz, 49) e a Igreja Matriz de Santa Ana (Largo da Matriz) estarão de portas abertas para a visitação. Além disso, haverá passeios a pé pelas ruas da cidade, por pontos culturais, oficinas e até uma feira gastronômica na Praça 14 de Novembro.

Todas as atrações são gratuitas e é preciso fazer a inscrição pelo telefone (11 4154-6251) ou pelo site da prefeitura (santanadeparnaiba.sp.gov.br). "Santana de Parnaíba ainda resguarda um precioso patrimônio cultural material e imaterial de origem colonial. Projetos como estes ajudam a disseminar a história local", destacou Fátima Muro, Secretária de Cultura e Turismo da cidade.

Reconhecimento
Recentemente, o município conquistou o 3º lugar na categoria Turismo do Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública, que aconteceu durante o 2º Congresso Nacional de Prefeitos. A cidade apresentou o projeto Patrimônio ao alcance de todos (leia mais no box), que consiste na participação dos moradores na preservação e revitalização dos imóveis e pontos turísticos do centro histórico. 

A prefeitura também alcançou as mesmas posições nas categorias Assistência Social e Gestão Pública na premiação.Mais de 1.800 cidades enviaram seus projetos: Santana de Parnaíba foi indicada em 7 categorias e premiada em três.

Barueri

Seguindo o mesmo caminho, Barueri anunciou a criação de um Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Segundo texto publicado no Diário Oficial do dia 5, entre os objetivos do órgão estão "avaliar, opinar e propor sobre a política municipal de turismo, fazer planos que visem o desenvolvimento e a expansão do turismo no município. O órgão quer ainda divulgar o calendário e eventos e participar de feiras. 

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 17 Novembro 2019

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário