Quarta, 09 Julho 2025

Cidades

Santana de Parnaíba amplia ações de segurança e instalará 5 mil câmeras de leitura facial e de placas de veículos

Cidades

Santana de Parnaíba amplia ações de segurança e instalará 5 mil câmeras de leitura facial e de placas de veículos

Prefeitura está construindo nova base da Guarda Civil Municipal  

Efetivo da Guarda Civil Municipal receberá reforço (Secom/Santana de Parnaíba)

Para turbinar a segurança, a Prefeitura de Santana de Parnaíba vai implantar o "Smart Parnaíba". Um sistema de monitoramento que contará com cinco mil câmeras. Estes equipamentos farão a leitura facial e de placas de veículos, sendo possível identificar pessoas foragidas da justiça e carros roubados, por exemplo.

O anúncio foi feito pelo prefeito Elvis Cezar, por meio das redes sociais. "Este é o maior investimento em segurança pública da história da cidade", afirmou. O gestor contou ainda que o município receberá 16 novas viaturas para a fiscalização do trânsito, compradas pela gestão; 50 viaturas para a Guarda Municipal e reforço no policiamento, por meio de concurso público para a inserção de novos agentes na corporação.

Os prazos para as implantações das novidades acima não foram mencionados.

Nova Base da Guarda

Em breve também será inaugurada a nova base da Guarda Civil Municipal. De acordo com a prefeitura, as obras estão em estágio avançado. O novo equipamento público ocupará cerca de 4 mil metros quadrados e oferecerá uma estrutura completa, com salas de trabalho, academia, refeitório, área para limpeza de viaturas, sala de defesa pessoal, estande de tiro, setor administrativo, estacionamento para 165 veículos, quadra poliesportiva e espaço para o canil. A base está sendo construída no complexo de segurança do município.

Complexo de segurança

A prefeitura criou um Complexo de Segurança na cidade, centralizando delegacias e uma nova base da Guarda Municipal. No local, um ponto estratégico da cidade, próximo à Estrada dos Romeiros, na Rua Álvares de Azevedo, 21, Jardim Anhembi, foram inauguradas as novas sedes das delegacias de Polícia Civil e de Defesa da Mulher (DDM). 

As novas unidades contam com tecnologia de ponta, sistemas modernos de comunicação e vigilância, que permitirão aos policiais realizar um trabalho mais eficiente e facilitarão a integração com outras forças de segurança. A delegacia possui recepção, plantão policial, cinco cartórios, cinco salas de investigação, celas, sala para o delegado, espaço para reconhecimento de suspeitos, copa e áreas de circulação.

A Delegacia de Defesa da Mulher foi projetada para atender de forma acolhedora e sigilosa as mulheres vítimas de violência doméstica, agressões físicas e psicológicas. O espaço dispõe de recepção, sala da delegada, cela, salas de atendimento, dois cartórios, salas para escrivão, reconhecimento de suspeitos, investigação, além de banheiros, cozinha e áreas de circulação. A DDM conta ainda com uma sala exclusiva para atendimento às vítimas, garantindo acolhimento adequado.

As novas sedes foram construídas com recursos municipais. A unidade da Polícia Civil possui área de 745,42 m² e está conectada à sede da DDM, que tem 339,29 m². Juntas, ocupam um total de 1.084,71 m², com estacionamento para 114 veículos.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/