Quarta, 15 Mai 2024

Cidades

Para mulheres em situação de violência, Cioeste lança Casa de Passagem

Proteção Cidades

Para mulheres em situação de violência, Cioeste lança Casa de Passagem

Evento de inauguração aconteceu nesta quarta-feira (20) 

presidente do Cioeste e prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos (PL), destacou o momento como um marco na construção de um legado para garantir a proteção à mulher (Foto: Reprodução/Instagram)
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

A Casa de Passagem foi lançada nesta quarta-feira (20) pelo Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste). Localizada em Itapevi, o espaço servirá como abrigo provisório para mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

Aprovado em assembleia de prefeitos do Consórcio, o local tem como objetivo atender mulheres que precisam de um refúgio temporário, de curta duração, longe de seus agressores. As vítimas podem ser acolhidas junto com seus filhos.

A implantação da Casa de Passagem é discutida há dez anos. A proposta começou a sair do papel em fevereiro deste ano, quando a diretora da DRADS (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social), órgão da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social de São Paulo, Ana Paula Souza Romeu, reuniu-se com as equipes da Câmara Técnica (CT) de Assistência Social e do Grupo de Trabalho (GT) de Gênero. Na ocasião, Ana garantiu o investimento de 50% de contrapartida, por parte do Governo do Estado, para a implantação do local.

"É preciso destacar que a Casa de Passagem é um local de acolhimento em situações emergenciais, seja por uma noite ou um fim de semana. Isso é fundamental para garantir a integridade dessas mulheres", afirmou presidente do Cioeste e prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos, durante a inauguração.

O evento contou com a presença de Teco Godoy; do secretário Executivo do consórcio Jorge Lapas, da coordenadora da Câmara Técnica de Gênero do grupo, Luciana Ribeiro, da vice-prefeita e secretária dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher de Cotia, Ângela Maluf; da vice-prefeita de Santana de Parnaíba, Rosalia Dantas, da diretora da DRADS (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social) e especialista em políticas públicas, Ana Paula Souza Romeu, entre outras autoridades. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/