Terça, 07 Mai 2024

Cidades

ONGs da região relatam aumento de animais abandonados em 2022

Cenário Cidades

ONGs da região relatam aumento de animais abandonados em 2022

Segundo a ONG Anjos dos Bichos houve uma alta de cerca de 70% número de pets nesta situação

SOS Pet Alpha trabalha no resgate e acolhimento de cães e gatos em situação de risco na região (Foto: Flávia Galdeano/SOS Pet Alpha)

 Neste mês, acontece a campanha Dezembro Verde para conscientização contra o abandono animal e, segundo a Prefeitura de Barueri, até outubro deste ano, 804 pets foram resgatados, ante 653 no mesmo período de 2021, alta de 23,12%.

À reportagem, as ONGs da região relatam um aumento no número de animais abandonados em 2022. Segundo Renata Buono, da Anjos dos Bichos (@anjosdosbichos), houve uma alta de cerca de 70% número de pets nesta situação.

"Após a retomada das atividades normais, teve aumento no abandono, pois as pessoas tiveram que se mudar, ficaram sem condições e não houve castração. O número de animais nas ruas triplicou", explicou.

Ana Luisa Carboni, presidente da SOS Pet Alpha (@sospetalpha), destacou ainda que as prefeituras devem trabalhar na castração dos animais.

"Só a castração dos animais, principalmente aqueles que estão nas ruas, pode evitar que eles fiquem pro- criando. O grande problema do abandono dos pets seria resolvido, a longo prazo, com a castração", apontou.

Ações
Barueri informou que, em 2022, até novembro, foram realizadas uma média de 342 castrações por mês e, para 2023, a previsão é que sejam feitas 400.

"A prefeitura tem ações previstas para acompanhamento de protetoras de animais, de acumuladores e animais de pessoas vulneráveis, além de intensificação das ações de fiscalização e vistoria pós-adoção", destacou.



Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/