Quarta, 29 Outubro 2025

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Nova Ponte Guilherme de Almeida atinge marco estrutural com fechamento do vão central em Barueri

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Nova Ponte Guilherme de Almeida atinge marco estrutural com fechamento do vão central em Barueri

 O avanço representa um ponto estratégico na implantação das pistas marginais da  Castello Branco (SP-280), entre os km 22 e 27

(Divulgação/CCR)

As obras da nova Ponte Guilherme de Almeida, sobre o Rio Tietê, em Barueri, atingiram um marco relevante na última quinta-feira (23). A ViaOeste, responsável pela construção, concluiu a concretagem da aduela de fechamento do vão central no sentido Leste (capital), etapa que marca o chamado "beijo da estrutura" — momento simbólico em que as frentes de construção se unem e formam o tabuleiro principal da ponte.

Esse avanço representa um ponto estratégico na implantação das pistas marginais da Rodovia Castello Branco (SP-280), entre os km 22 e 27. O fechamento do vão no sentido Oeste já havia sido realizado em agosto, e, agora, com a junção no sentido oposto, a estrutura principal da ponte está consolidada. Restam apenas os vãos adjacentes, cuja conclusão está prevista para o início de 2026.

Ao todo, a ponte contará com 69 aduelas em cada sentido, incluindo peças de partida e fechamento. Até o momento, foram executadas 65 aduelas no sentido Oeste e 58 no sentido Leste. O fechamento dos vãos centrais é considerado uma das etapas mais complexas da obra, exigindo alta precisão técnica e construtiva.

A intervenção é conduzida pela ViaOeste, sob supervisão da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), e posiciona a estrutura como o segundo maior vão em balanço sucessivo da América Latina. O empreendimento é considerado fundamental para a mobilidade da Região Metropolitana de São Paulo, ampliando a capacidade de tráfego e reduzindo gargalos logísticos.

Implantação das marginais da Castello Branco

As obras de duplicação das vias marginais da Rodovia Castello Branco (SP-280) fazem parte de um amplo projeto de infraestrutura da ViaOeste, em conjunto com a ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), que visa ampliar a capacidade viária da rodovia, especialmente em trechos de grande fluxo.

Essas atividades são indispensáveis para o avanço das obras que integram o projeto de modernização dos trevos de Alphaville e de Barueri. 

A iniciativa contempla também a ampliação das marginais da rodovia, com foco na melhoria do acesso e na fluidez do trânsito, beneficiando importantes vias da região, como a Alameda Rio Negro, Avenida Tamboré e Estrada da Aldeinha. Com um investimento de R$ 1 bilhão, o projeto promete melhorar de forma significativa a interligação entre a capital paulista e os municípios da região.

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