No Outubro Rosa, cidades intensificam exames de mamografias

Espaço Mulher, no Centro de Diagnóstico em Barueri, será entregue este mês (Foto: Michela Brígida/Folha de Alphaville)

O câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete mulheres no Brasil. A forma mais eficaz de identificar a doença é por meio da mamografia, que é capaz de detectar nódulos nos seios antes deles serem palpáveis. Uma pesquisa da Rede Brasileira de Pesquisa em Mastologia em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia mostrou que a proporção de mulheres que fazem o exame pelo SUS vem diminuindo. Em 2017, o percentual era de 24%, enquanto que em 2018, 22%. 

Em prol da campanha Outubro Rosa, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo do útero, as prefeituras da cidade estão realizando diferentes ações. Em Barueri, segundo a gestão, o número de vagas para mamografia este mês será dobrado, se estendendo até novembro. "Normalmente, o município disponibiliza uma média de 1.700 mamografias ao mês. Em outubro esse número passará para 3 mil e em novembro, para 2500".

Ainda segundo a prefeitura, não há fila de espera para mamografia em Barueri. "Elas serão feitas, a princípio, no Hospital Municipal. Está prevista a conclusão do Espaço Mulher, no Centro de Diagnósticos, até o final de outubro também, em que os exames poderão ser feitos lá. Os pedidos de mamografia são sempre feitos via solicitação médica, considerando-se fatores como faixa etária e prazos necessários", destacou.

Parnaíba
No município vizinho, nas unidades de saúde será realizado o "Dia D Outubro Rosa", onde serão realizados exames de prevenção de câncer de colo uterino (Papanicolau), sem a necessidade de prévio agendamento. Na UBS Alphaville, a ação acontecerá no próximo dia 11. 

De acordo com a prefeitura de Santana de Parnaíba, as mulheres acima de 40 anos que ainda não fizeram a mamografia, poderão procurar o Centro de Saúde da Mulher Parnaibana nos dias 19 e 25 de outubro para fazer o exame. "De janeiro até agora foram realizados 6.350 exames de mamografia no município", disse em nota.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 21 Outubro 2019

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário