Quinta, 02 Mai 2024

Cidades

Morador de Alphaville faz denúncia sobre médicos atuando como nutrólogos sem especialização

Relato Cidades

Morador de Alphaville faz denúncia sobre médicos atuando como nutrólogos sem especialização

À reportagem, o Cremesp informou que casos deste tipo devem ser denunciados ao órgão para providências legais

Cremesp explicou que, para ser um nutrólogo, é preciso ter curso de graduação em Medicina, fazendo, depois da graduação, uma pós-graduação na área de Nutrologia Médica (Foto: Freepik)

Um morador de Alphaville fez um relato à reportagem em que ao buscar por um nutrólogo no bairro e checar os dados no Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), dos mais de 40 médicos consultados, apenas um tinha especialização na área citada.

"Para minha enorme surpresa, dos mais de 40 médicos que encontrei, apenas um realmente tinha a especialização de nutrólogo! Fiquei tão impactado que considero a possibilidade de todas as demais especialidades em Alphaville estarem também sendo fraudadas por médicos sem especialização nenhuma", informou.

À Folha de Alphaville, o Cremesp explicou que, para ser um nutrólogo, é preciso ter curso de graduação em Medicina, fazendo, depois da graduação, uma pós-graduação na área de Nutrologia Médica.

"A formação de bacharelado em Medicina tem duração média de 6 anos e a pós-graduação em Nutrologia dura mais 2 anos. Médicos não podem se intitular como especialistas sem que seu título tenha sido devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina, ou seja, o profissional até pode ter a formação especializada em determinada área, mas ele precisa registrar este título no CRM para que possa se promover como tal, conforme aponta a Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) n° 1974/11".

Denúncia

O órgão afirmou ainda que, casos como o relatado pelo morador do bairro, devem ser denunciados para que sejam tomadas as devidas providências.

"A denúncia é fundamental para o Cremesp tomar as providências legais. Como já foi explicado, o médico pode atuar, mas não pode se intitular e anunciar que é nutrólogo sem ter a especialidade registrada. As denúncias devem ser feitas na sede ou nas regionais do Conselho. É importante ressaltar que o Cremesp não aceita denúncias anônimas", apontou.

Há uma regional do Conselho em Osasco, na Rua Dona Primitiva Vianco, 244, no centro.


Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/