Sexta, 19 Abril 2024

Cidades

Método de organização que é sucesso na Netflix também pode ajudar na carreira

Cidades

Método de organização que é sucesso na Netflix também pode ajudar na carreira

Uma rotina planejada abre espaço para o que realmente importa, com menos estresse e mais eficiência 

Kondo oferece algumas dicas adaptadas à vida profissional. (Foto: Divulgação)

A série "Ordem na Casa", da famosa especialista em organização Marie Kondo, autora do best-seller "A Mágica da Arrumação", estreou em janeiro na Netflix. A ideia da arrumação pode ser transposta para o campo profissional, começando o ano de forma leve, organizada e descomplicada.

Uma rotina planejada abre espaço para o que realmente importa, com menos estresse e mais eficiência. E como consequência, mais tempo para a família, atividades físicas e lazer. Kondo oferece algumas dicas adaptadas à vida profissional, que podem ajudar a concretizar as expectativas de um ano de sucesso e conquistas.

Antes que possa fazer, visualize!

Reflita sobre qual o motivo que deseja se organizar. Ou seja, como quer se sentir quando entra na empresa e inicia a jornada de trabalho? Ou quando coloca a mochilas nas costas e a rua é o seu local de trabalho? Suas intenções irão te ajudar a se comprometer com a sua palavra.

Simplifique as coisas

Que tal armazenar itens semelhantes juntos? Para descobrir o que deve ficar, descarte intencionalmente todo o papel que não tenha um propósito claro.

Temos três categorias: os materiais que precisam de ações imediatas, os que são necessários por um período limitado de tempo e os que precisam ser mantidos indefinidamente. Tente organizá-los em categorias simples e de alto nível.

Exemplo: "projetos ativos", "administrativos" e "materiais de referência". Uma mesa arrumada não significa trabalho organizado se não fizer o mesmo com os e-mails.

Concentre-se em suas necessidades

Cuide de você primeiro. Ou melhor, se preocupe menos com os outros, não aponte os defeitos alheios e foque o seu desenvolvimento e atuação. Se concentre menos na bagunça dos colegas de trabalho e empresas, e mais nas ações e competências. Ninguém consegue mudar o chefe, mas pode fazer ajustes necessários para alavancar a carreira que deseja.

Seja grato pelas lições

Preste atenção no que aprendeu e adquiriu a cada dia, em vez de perder tempo e energia com o que ainda não conseguiu atingir. Nem todas as vivências são felizes, mas todas elas trazem um aprendizado e experiência.

Aproveite o poder das coisas

Mantenha itens pessoais ou aquilo que proporciona força e inspiração. A mesa de trabalho ou qualquer que seja o local de ofício pode ser um ponto de poder pessoal. Pode ser uma foto dos filhos, de um lugar marcante ou um certificado capaz de gerar orgulho e realização. Todos esses itens de poder pessoal podem servir como um lembrete de que todos somos capazes de alcançar tudo o que deseja com dedicação e merecimento. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/