Mais de 80% dos leitores da Folha de Alphaville usam o ChatGPT
De acordo com uma enquete feita nas redes sociais do jornal, maioria destacou que recorre à ferramenta mais de cinco vezes por dia
Um estudo divulgado pela OpenAI, criadora do ChatGPT, revelou que grande parte dos usuários utiliza a plataforma mais para suas vidas pessoais do que para atividades profissionais. O estudo foi realizado a partir da análise de registros de 1,5 milhão de usuários do ChatGPT entre maio de 2024 e junho de 2025.
O levantamento apontou que a maioria dos usuários é composta por mulheres e que a base é dominada por jovens entre 18 e 25 anos.
Entre as sete categorias classificadas pela OpenAI, o destaque foi para o uso em "orientação prática", responsável por 28,3% das interações, em que os usuários buscam conselhos para situações do dia a dia.
Em seguida, aparece a utilização da ferramenta para auxiliar na escrita. Uma enquete realizada nas redes sociais da Folha de Alphaville nesta segunda-feira (22) mostrou que mais de 80% dos leitores do jornal afirmaram usar o ChatGPT. A maio- ria destacou que recorre à ferramenta mais de cinco vezes por dia (75%), enquanto 13% disseram utilizá-la mais de dez vezes diariamente.
Maior uso
No levantamento da FA, 72% dos participantes afirmaram que utilizam a inteligência artificial principalmente para textos. Em seguida, vieram as aplicações em "contabilidade" (13%), criação de imagens (8%) e apoio em questões relacionadas à terapia (7%).
Apesar da alta frequência de uso, a maioria dos entrevistados acredita que a inteligência artificial não substituirá os seres humanos (73%). A enquete contou com a participação de mais de 200 pessoas.