Quinta, 28 Março 2024

Cidades

Lula é condenado por unanimidade

Cidades

Lula é condenado por unanimidade

Três juízes opinaram pela condenação e dificulta vida de ex-presidente na corrida eleitoral 

Sylvio Sirangelo/TRF4

 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve seu recurso negado por unanimidade pela oitava turma do Tribunal Regional Federal (TRF-4). O último voto foi do desembargador Victor Luiz dos Santos Laus. 


O revisor do processo, desembargador Leandro Paulsen, votou pela condenação de Lula e pelo aumento da pena para 12 anos e um mês de prisão. Ele acompanhou na íntegra o voto do relator, desembargador João Pedro Gebran Neto. Com esse voto, já são dois votos pela condenação do ex-presidente.

"Esta turma está sendo, assim como foi o juiz de primeira instância, muito cuidadosa. 71 foram os crimes imputados ao ex-presidente. E o juiz de primeira instância acolheu apenas dois crimes. E é isso que este tribunal também está fazendo. Para isso, temos provas material, não apenas depoimentos. Adiro ao voto do relator", afirmou.

Resta o último voto para definir como ficará a situação do petista e quais recursos caberão ainda no Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Ainda há recursos no próprio TRF, mas em caso de votação unânime, o cenário fica mais delicado com relação as eleições de 2018, na qual Lula é o atual líder nas pesquisas.

Lula foi condenado pelo juiz Sergio Moro no caso do triplex. Na decisão, o juiz atribuiu o pagamento de propina da empreiteira OAS por meio de um apartamento. A suspeita é que o pagamento tenha relação com a Petrobras e surgiu nas investigações da Operação Lava Jato. A defesa do ex-presidente nega a acusação e enfatiza que o triplex não pertence a Lula. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/