Quinta, 28 Março 2024

Cidades

Instituições do bairro atingem boas posições em ranking universitário

Cidades

Instituições do bairro atingem boas posições em ranking universitário

Mackenzie foi considerada a melhor instituição particular no Estado; Unip alcançou a 2ª posição no mercado de trabalho 

Curso de odontologia da UNIP alcançou 12° lugar no RUF 2019 (Foto: Michela Brígida/Folha de Alphaville)
Nesta segunda-feira (7), foi divulgado o Ranking Universitário Folha 2019 (RUF), avaliação do ensino superior do Brasil feita pela Folha de S.Paulo. Este ano, a Universidade de São Paulo (USP) conquistou o primeiro lugar na lista, seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). No total, 197 instituições públicas e privadas foram avaliadas nos quesitos Pesquisa, Ensino, Inovação, Mercado e Internacionalização.

Entre as particulares, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), que conta com campus em Alphaville, foi considerada a melhor do Estado de São Paulo. Este é o oitavo ano consecutivo que a UPM alcança a posição. Na classificação geral, a Universidade aparece como a 4ª melhor colocada entre as particulares do país e 34ª colocada no ranking geral, que leva em conta as instituições públicas e não públicas.

Em relação aos cursos, neste ano, a universidade teve destaque em Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Química, e Arquitetura e Urbanismo. "É expressivo para a nossa instituição o fato de ter sido classificada na 34ª posição nesta edição do RUF, enquanto que a IES não pública do Estado de São Paulo mais próxima no ranking situa-se na 56ª posição. Este distanciamento é extremamente significativo, especialmente na cidade de São Paulo", afirmou o reitor do Mackenzie, Benedito Guimarães Aguiar Neto, à Folha de Alphaville.

Mercado de trabalho
A Universidade Paulista (Unip) mais uma vez ganhou destaque no Ranking no quesito "Mercado de Trabalho". É que a instituição, que há 26 anos conta com unidade no bairro, foi considerada a segunda melhor, ficando atrás apenas da USP. "É muito gratificante saber que, mais uma vez, pelo oitavo ano consecutivo, alcançamos esta posição. A aceitação dos alunos no mercado de trabalho está intimamente ligada ao fato de que são bem preparados por ótimos professores com mestrado e doutorado", destacou em nota.

Os cursos de Biomedicina (8°), Turismo (11°), Odontologia (12°) tiveram boas classificação. "Para 2020, dois cursos podem ser inseridos na universidade: Ciência ou Engenharia de Dados e Engenharia Biomédica", ressaltou o comunicado. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/