Terça, 23 Abril 2024

Cidades

Indústria reage na criação de postos de trabalho

Cidades

Indústria reage na criação de postos de trabalho

Cenário també visto em Alphaville, mas por conta de negociações 

Foto: Divulgação

De acordo com levantamentos divulgados nesta semana, o emprego na indústria tem reagido e manteve uma boa sequência no final do ano passado. De acordo com os indicadores industriais da Confederação Nacional da Indústria, houve alta de 0,3% nem novembro de 2017.

Além disso, também houve crescimento nas horas trabalhadas em 0,6%, na comparação com outubro, enquanto a utilização da capacidade instalada teve o melhor nível desde 2016 com 78,3%, o que reduziu a ociosidade da indústria para 21,7%.

"Embora alguns dados mensais sejam negativos, os resultados positivos estão ficando mais frequentes", observa o economista daCNI Marcelo Azevedo.

Pesou negativamente o faturamento, que caiu 0,6%, a massa real de salários com recuo de 0,8% e o rendimento médio do trabalhador com menos 0,5%

Região
O cenário nacional se reflete também em Alphaville, mas por uma reorganização das empresas. "As indústrias estão produzindo mais, porém o que houve foi uma readequação dos valores na cadeia de compras, a partir do momento que estamos contratando com salários e preços de venda menores", analisa Moacyr Correa Felix, presidente da Acib (Associação Comercial e Industrial de Barueri).

Em 2018, Felix aponta que a consolidação ainda dependerá dos fatores políticos. "Creio que, se o crescimento se consolidar em 2018, esta margem do faturamento tende a crescer e os custos serem mantidos". 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/