Quarta, 15 Mai 2024

Cidades

Governo Federal lança app "Celular Seguro" para bloqueio imediato de aparelhos roubados ou furtados

Cidades

Governo Federal lança app "Celular Seguro" para bloqueio imediato de aparelhos roubados ou furtados

Lançamento aconteceu nesta terça-feira (19). Neste ano, Barueri e Santana de Parnaíba registraram juntas 1.123 ocorrências desse tipo

Para usar o aplicativo, que está disponível para Android e iOS, basta fazer o download no celular e, após instalado, o usuário deve cadastrar os dados do celular na plataforma gov.br (Foto: Frederik Lipfert/Unsplash)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Dados levantados no site da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) pela reportagem mostraram que Barueri e Santana de Parnaíba registraram juntas 1.123 roubos ou furtos de celulares até outubro deste ano. Segundo o órgão, no município barueriense, foram 948 ocorrências entre roubo e furto. Já em Parnaíba, esse número chegou a 175.

Para auxiliar as vítimas desse tipo de crime, nesta terça-feira (19), o Governo Federal, com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), lançou o aplicativo "Celular Seguro", que vai bloquear, de forma imediata, o acesso a aparelhos furtados ou roubados em todo o país

"Caso você seja roubado, é só acionar o sistema por um computador que operadora telefônica e bancos são notificados no mesmo instante, bloqueando acessos", explicou o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta.

Aplicativo

Para usar o aplicativo, que está disponível para Android e iOS, basta fazer o download no celular e, após instalado, o usuário deve cadastrar os dados do celular na plataforma gov.br. Na ferramenta, é possível cadastrar quantos aparelhos quiser, desde que estejam no seu CPF.

No app, o usuário cadastra ainda celulares de pessoas de confiança para que, em caso de roubo ou furto, uma delas possa solicitar o bloqueio do aparelho. 

O acionamento do bloqueio pelo aplicativo não substitui a necessidade da vítima prestar Boletim de Ocorrência.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/