Quinta, 02 Mai 2024

Cidades

Governo de SP emite alerta sobre febre maculosa

Atenção Cidades

Governo de SP emite alerta sobre febre maculosa

Gestão pede para pessoas que estiveram na Fazenda Santa Margarida, em Campinas, e apresentarem sintomas, procure atendimento médico

Febre maculosa é uma infecção febril com alta taxa de letalidade. Sua principal forma de transmissão é pelo carrapato-estrela (Foto: Reprodução/Governo de SP)

O Governo de São Paulo emitiu um alerta solicitando que pessoas que estiveram na Fazenda Santa Margarida, em Campinas, no período de 27 de maio a 11 de junho e apresentarem sintomas da febre maculosa procurem atendimento médico imediatamente.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, em 2023, foram registrados 17 casos de febre maculosa com oito óbitos, incluindo os quatro confirmados desde segunda-feira (12) e que estiveram no mesmo evento. Em 2022, foram registrados 63 casos, com 44 óbitos confirmados.

A febre maculosa, também conhecida como doença do carrapato, é uma infecção febril com gravidade variável e alta taxa de letalidade. Sua principal forma de transmissão é pelo carrapato-estrela. Entre os meses de junho e novembro, a infestação de ninfas de carrapato no ambiente é elevada.

As regiões com maior frequência de casos são as de Campinas, Piracicaba, Assis e Sorocaba. O período de incubação da Febre Maculosa é de 2 a 14 dias.

Barueri (@prefeituradebarueri) e Santana de Parnaíba (@prefeiturasantanadeparnaiba) divulgaram em seus canais informações sobre a doença e como agir em casos suspeitos.

Sintomas 

Os principais sintomas da doença, de acordo com o Ministério da Saúde, incluem febre, dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal, dor muscular constante, inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés, gangrena nos dedos e orelhas, além de paralisia dos membros que começa nas pernas e se estende até os pulmões, podendo levar à parada respiratória.

"Ao se aventurar em regiões de mata e cachoeira, é importante estar ciente que estamos no período de reprodução do carrapato estrela, ocorrendo o risco de transmissão da febre maculosa através de sua picada. Caso em até 15 dias após este deslocamento, você apresente sintomas deve procurar atendimento médico o mais rápido possível", disse Tatiana Lang, Diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/