Falta de poda de árvores preocupa moradores da Av. Sagitário, em Alphaville
Segundo relatos, algumas árvores estão com troncos e galhos podres, trazendo risco à população
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Moradores da Av. Sagitário, em Alphaville, têm reclamado da falta de poda, por parte da Prefeitura de Barueri, de algumas árvores condenadas, com troncos e galhos podres, que representam risco à população.
"Há algumas árvores, a partir do número 233 (na calçada do centro comercial), que estão completamente condenadas, com troncos e galhos podres. Como acredito que a prefeitura não irá extrair as árvores inteiras, será necessário, com urgência, podar os galhos que estão por um triz de cair e podem ferir gravemente quem passa pelo local — ou até causar uma tragédia. Há também galhos que pesam sobre a fiação elétrica, formando 'barrigas' com o peso", afirmou um morador.
À reportagem, a Prefeitura de Barueri afirmou que abriu um processo para avaliar as árvores da Avenida Sagitário. "O prazo para vistoria de até 15 dias. Após a vistoria, serão definidas as intervenções necessárias", destacou.
Solicitação de poda
A gestão afirmou ainda que as solicitações de poda e corte de árvores podem ser feitas pelo Portal de Atendimento no site da Prefeitura de Barueri.
"Após a abertura da solicitação, haverá vistoria por técnicos da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (SEMA) (engenheiros florestais ou biólogos) para verificar o estado fitossanitário das árvores e, se necessário, emitido uma Ordem de Serviço para poda e corte de árvore, nos termos da Lei nº 2558/2017. Eventuais cortes geram termo de compromisso de reposição vegetal e outras árvores são plantadas no município", enfatizou.