Cidades

Em fase emergencial, região tem baixo índice de isolamento

Pandemia Cidades

Em fase emergencial, região tem baixo índice de isolamento

Na quarta (17), taxa em Barueri foi de 37% e, em Parnaíba, 45%. Especialistas alertam para cuidados 

Além do distanciamento, especialistas defendem o uso de máscara como uma das formas de prevenção no momento (Foto: Benjamin Sepulvida/Secom Barueri)
Mesmo com o início da fase emergencial em todo o estado, com regras mais restritas em relação ao comércio e circulação de pessoas, o índice de isolamento social foi pequeno.

Segundo dados do Sistema de Monitoramento Inteligente, nesta quarta-feira (17), o índice de isolamento anotado no estado foi de 43%. Há uma semana, no dia 10, já na fase vermelha, a taxa foi de 42%.

Na região, a situação é a mesma. Em Barueri, segundo dados do governo estadual, o índice de isolamento na quarta (17) foi de 37%, enquanto há uma semana, era de 36%, aumento de apenas um por cento.

Em Santana de Parnaíba, a margem é um pouco melhor. De acordo com o sistema, a cidade teve um percentual de isolamento de 45% na quarta-feira (17), ante 41%, alta de 4%.

Especialistas
À reportagem, Ana Karolina Barreto Marinho, membro do Departamento Científico de Imunização da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), afirmou que, com a vacinação lenta, o distanciamento social e o isolamento são as melhores formas de prevenção neste momento.

"Para que essa medida seja eficaz precisaríamos de um isolamento em torno de 70% a 75%. O lockdown pode ser considerado, infelizmente, dependendo de como será o cenário na próxima semana, visto que estamos com um avanço rápido de casos graves", disse Ana.

Já o biomédico Roberto Figueiredo, o Dr. Bactéria, explicou que devemos seguir cinco principais cuidados contra a Covid-19. "O primeiro é o distanciamento social e segundo o uso de máscara. Já o terceiro cuidado é a lavagem e higienização das mãos, em seguida a vacinação e o quinto fator seria a ventilação dos locais", pontuou. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 25 Junho 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/