Quarta, 08 Mai 2024

Cidades

Em dois anos de pandemia, Barueri avalia cenário atual com prudência

Covid-19 Cidades

Em dois anos de pandemia, Barueri avalia cenário atual com prudência

No município, até quarta-feira (23), foram anotadas 102 ocorrências da Covid-19. Em Santana de Parnaíba, 11 

Barueri informou que a ocupação de leitos de UTI está em 20% atualmente, enquanto no dia 15 era de 26,09% (Foto: Ricardo Santos/Secom Barueri)

Prestes a completar dois anos de vivência com a pandemia, neste sábado (26), o estado de São Paulo registrou uma taxa de transmissão da Covid-19 abaixo de 1, o que indica redução do contágio pela doença, segundo dados do Info Tracker desta terça-feira (22). Vitor Mori, membro do Observatório Covid-19 BR, afirmou à reportagem que os próximos meses vão ser mais otimistas do que dezembro e janeiro. 

Na região, o cenário ainda inspira cautela. Barueri começou a primeira semana deste mês, de 30 de janeiro a 5 de fevereiro, anotando 285 novos casos da doença e caiu para 115 na semana seguinte. Já do dia 13 a 19, a cidade chegou a 354 novos infectados. Em Santana de Parnaíba, foram 380 novas ocorrências no começo de fevereiro, passando para 86 e chegando a 143 nesta última semana. As informações são da Fundação Seade. 

Já sobre as internações, a Prefeitura de Barueri informou que a ocupação de leitos de UTI está em 20% atualmente, enquanto no dia 15 era de 26,09%. Parnaíba não retornou sobre essa questão. 

A gestão barueriense afirmou que avalia o momento atual da pandemia com muita prudência. "A Prefeitura tem feito tudo que pode para conter o vírus, disponibiliza a vacina todos os dias, realiza ações aos fins de semana e promove informações sobre a importância da vacinação coletiva e a necessidade de manutenção das ações preventivas, mas é preciso que a população colabore. Estamos esperançosos de que a pandemia está sendo vencida, mas não podemos relaxar ainda", declarou. 

Especialista

De acordo com Vitor Mori, membro do Observatório Covid-19 BR, estamos em um momento de desaceleração da pandemia e que os próximos meses vão ser mais otimistas do que dezembro e janeiro.

"Podemos aproveitar a ampla cobertura vacinal e o fato de termos tido muitas pessoas com Covid-19 recentemente e que se recuperaram, isso faz com que nos próximos meses tenhamos uma janela interessante, onde temos uma tendência de ver um surgimento menor dos casos e poderemos retomar algumas atividades, mas é importante que façamos isso com cuidado, ainda adotando medidas, como priorizar locais ao ar livre, manter os ambientes ventilados e usar máscara de boa qualidade", apontou. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/