Quinta, 25 Abril 2024

Cidades

Em Barueri, lei determina que novos prédios públicos devem ser sustentáveis

Cidades

Em Barueri, lei determina que novos prédios públicos devem ser sustentáveis

Câmara Municipal é um prédio que já atende às medidas  

Câmara Municipal é um prédio que já atende às medidas (Foto: Michela Brígida/ Folha de Alphaville)

Barueri acaba de dar mais um passo na busca pelo selo de sustentabilidade, fornecido pelo programa Município Verde e Azul, do Governo do Estado de São Paulo. No sábado (16), foi publicada a sanção do projeto de lei º 04/19, que solicita que as construções de todos os prédios públicos novos sejam sustentáveis.

De acordo com o texto do decreto, de autoria do vereador Rafael Valério Carvalho, as obras de edificações municipais, utilizarão, preferencialmente, sistema de captação de energia solar e sistema de captação, armazenamento e utilização de águas pluviais. A instalação desses itens, também deverá ser feita, quando houver oportunidade, nos demais prédios públicos já existentes, de acordo com o processo regular de reforma de suas instalações.

A inserção e os materiais utilizados na implantação dos sistemas previstos na medida deverão atender às normas técnicas vigentes aplicáveis à espécie. A implantação da medida somente poderá deixar de ser executada quando ficar demonstrada a inviabilidade técnica ou financeira, após estudo especializado detalhado.

Modelo
Atualmente, o prédio público que já atende às medidas impostas pela norma é a Câmara Municipal de Barueri. O espaço ganhou em 2010 o selo Gestão Ambiental ISO 14 devido as diversas iniciativas sustentáveis, como por exemplo, a instalação dos cestos de coleta seletiva, horta orgânica, iluminação de lâmpadas de LED, torneiras redutoras de pressão, captação de energia solar, aproveitamento de luz natural, entre outros. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/