Quinta, 25 Abril 2024

Cidades

Em 2018, Lei seca autua mais de 550 motoristas em Barueri e Parnaíba

Cidades

Em 2018, Lei seca autua mais de 550 motoristas em Barueri e Parnaíba

Apesar do alto índice, número diminui 21,6% na comparação com o ano anterior 

Condutores foram flagrados com mais de 0,33 mg de álcool/L (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

Atrás apenas do excesso de velocidade, o álcool é a segunda maior causa de mortes no trânsito no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet). Apesar de inúmeros estudos apontarem os perigos da combinação volante e bebida, além da fiscalização mais rigorosa da Lei Seca, conhecida por reduzir a tolerância com motoristas que dirigem embriagados, condutores da região continuam colocando suas vidas em risco: cerca de 569 pessoas foram autuadas no ano passado por dirigirem sob efeito de álcool em Barueri e Santana de Parnaíba.

Os dados são do Departamento Estadual de Trânsito (Detran – SP), que se referem às multas aplicadas pela Polícia Militar, foram obtidos após a pedido da Folha de Alphaville. Segundo o levantamento, o município com mais condutores multados foi Barueri, com um total de 362 pessoas, enquanto que em Santana de Parnaíba, 207 motoristas foram autuados ao longo do ano passado.

Apesar do alto índice de autuações, o número vem em um decréscimo de 21,6%, se comparado com 2017. Há dois anos, 726 pessoas foram autuadas dirigindo embriagadas nos municípios.

Separadamente, Barueri anotou uma diminuição de quase 23% nas ocorrências, uma vez que em 2017, 474 motoristas foram flagrados na Lei Seca. Em Santana de Parnaíba, a redução foi menor, aproximadamente 18% quando 252 condutores foram multados.

Todos os motoristas foram flagrados com índice superior a 0,33 miligrama de álcool por litro de ar expelido no teste do bafômetro. A penalidade prevista para esse tipo de infração é de detenção de seis meses a três anos, além de multa de R$2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano.

Desde abril do ano passado, a Lei Seca também se tornou mais severa para os condutores que causarem acidentes com morte ou lesão corporal grave. Nos casos de homicídio, quando há a comprovação de embriaguez do condutor, a pena deixou de ser detenção de dois a quatro anos e passou para cinco a oito anos.

Boletins de ocorrência
Dados coletados pela reportagem junto à Secretaria de Segurança Pública (SSP) mostram que ao longo do ano passado foram registrados 17 Boletins de Ocorrência por Homicídio Culposo por acidente de Trânsito em Barueri. Já no município de Santana de Parnaíba foram anotadas sete ocorrências em 2018.

Em relação aos boletins sobre lesões corporais em trânsito nas delegacias dos municípios, foram registradas 883 de janeiro a dezembro do ano passado em Barueri e 205 na cidade de Santana Parnaíba. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/