Sexta, 17 Outubro 2025

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Ecovias Raposo Castello investe R$114 milhões em seis meses de operação

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Ecovias Raposo Castello investe R$114 milhões em seis meses de operação

 Panes mecânicas e troca de pneus lideraram atendimentos 

(Felipe Barros/Arquivo FA)
Nos primeiros seis meses de operação, encerrados em 30 de setembro, a Ecovias Raposo Castello investiu mais de R$ 114 milhões na melhoria da qualidade dos serviços e na segurança dos usuários. A concessionária administra mais de 74 quilômetros de rodovias na Região Metropolitana de São Paulo, abrangendo os acessos à capital pelas rodovias Raposo Tavares (SP-270), Castello Branco (SP-280) e SP-029.

Durante o período, foram realizados mais de 18 mil atendimentos, incluindo socorro mecânico e médico, além de centenas de ações de manutenção, recuperação e melhorias nos trechos administrados. Algumas das entregas previstas em contrato foram antecipadas em quase um ano, como a recuperação total da iluminação da Raposo Tavares.

A concessionária também repassou mais de R$ 15,2 milhões em ISS aos municípios abrangidos pelo contrato, reforçando o impacto positivo da operação nas economias locais. 

“Amadurecemos a operação e consolidamos nossos processos internos ao longo desses primeiros seis meses. Estamos cada vez mais próximos dos usuários, mais rápidos e eficientes no atendimento e, ao mesmo tempo, trabalhando incansavelmente para aumentar a segurança e o conforto nas rodovias”, diz Igor Barros, diretor-superintendente da Ecovias Raposo Castello. “Ainda há muito a se fazer e melhorar e estamos confiantes de estar no caminho certo.”

Panes mecânicas e troca de pneus lideram atendimentos nas rodovias
Nos primeiros 180 dias de operação, as equipes da Ecovias Raposo Castello realizaram mais de 18 mil atendimentos aos usuários das rodovias. O número representa um aumento de 34% na média diária em comparação aos 100 primeiros dias da concessão.

Entre os principais motivos dos atendimentos estão pane mecânica (10 mil ocorrências), pneu furado (1.585), pane elétrica (671) e falta de combustível (391) — com aumentos de até 85% em relação ao período anterior. Os dados refletem o esforço das equipes em oferecer apoio rápido e seguro aos motoristas.

O principal canal de acionamento foi o 0800 270 0 280, com 4.418 chamados via telefone e WhatsApp. Já as viaturas da frota da concessionária somaram 2.655 atendimentos, enquanto o Centro de Controle de Operações (CCO) originou 2.103 ocorrências. Juntos, os atendimentos por monitoramento e patrulhamento somaram mais de 4,5 mil, demonstrando a eficiência da integração entre tecnologia e vigilância presencial.

Mais de 500 mil metros de faixas revitalizadas e vias mais duráveis
Nos primeiros 180 dias de atuação, a Ecovias Raposo Castello avançou do estágio inicial de reparos emergenciais para um plano de manutenção estruturada nas rodovias sob sua gestão. A concessionária entregou a recuperação completa da iluminação da Raposo Tavares quase um ano antes do previsto em contrato e executou centenas de melhorias em pavimento, canteiros, sinalização, drenagem e outros itens essenciais à segurança viária.

Mais de 4 mil toneladas de asfalto foram utilizadas na recuperação do pavimento flexível — o equivalente ao peso de cerca de 2.700 carros médios. As equipes atuaram em uma área de 98,4 mil m², o mesmo que 14 campos de futebol, realizando fresagem e aplicação de novo material.

Na conservação das vias, foram recolhidas mais de 200 toneladas de lixo e feita a roçada em 170 km de canteiros. A sinalização horizontal foi revitalizada em 336 km de faixas de solo, além da limpeza de 70 km de sistemas de drenagem e recuperação de 1,2 km de defensas metálicas.

A sinalização vertical também recebeu atenção: foram trocadas 726 placas e instaladas mais de 10 mil tachas refletivas, com previsão de superar mil placas substituídas nos próximos dias. As ações reforçam o compromisso da concessionária com a durabilidade das vias e a segurança dos usuários.

Canais de atendimento

A Ecovias Raposo Castello mantém o canal 0800 270 0 280, disponível por voz e WhatsApp, para solicitações de atendimento, informações sobre o tráfego e comunicação direta com o CCO. A concessionária também divulga boletins de trânsito em tempo real nas redes X.com e Threads, e mantém um canal de novidades no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VbAZgLA9MF8x0nK6Pf0q

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