Segunda, 25 Outubro 2021

Cidades

Durante o Setembro Amarelo, Barueri terá ações de conscientização em UBSs

Saúde mental Cidades

Durante o Setembro Amarelo, Barueri terá ações de conscientização em UBSs

Neste ano, tema trabalhado na cidade será "Sua vida nos importa, Barueri te acolhe"

Segundo especialista, é importante oferecer acolhimento às pessoas que possam estar passando por alguma crise (Foto: Freepik)

Um levantamento chamado "Saúde Mental na Pandemia" revelou que a tristeza (42%), insônia (38%), irritação (38%), angústia e/ou medo (36%) e crises de choro (21%) foram os sintomas mais recorrentes durante a pandemia. 

Para alertar sobre a importância de prevenir problemas de saúde mental, neste mês, acontece a campanha Setembro Amarelo. Com o tema "Sua vida nos importa, Barueri te acolhe", a cidade terá ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), como rodas de conversas e fóruns.

Especialista 

Segundo a psicóloga Ligia Matsumoto, na pandemia, foi possível notar um aumento de pacientes com angústia, sintomas ansiosos e depressão, e destacou que é preciso ficar atento a sinais que podem identificar quando alguém precisa de ajuda, como alterações de humor, desesperança e isolamento.

"A pandemia trouxe reflexões sobre a nossa existência. O aumento dos sintomas psíquicos e dos transtornos mentais tem diversas causas, como perdas sofridas e impactos econômicos. É importante oferecer acolhimento às pessoas que possam estar passando por alguma crise", disse 

Já a psicanalista Andrea Ladislau disse que a procura dos profissionais no processo de luto também cresceu.

"Muitas pessoas em tempos de pandemia perderam pessoas próximas e, às vezes, mais de uma pessoa em um curto espaço de tempo. O que dificulta ainda mais o processamento das fases e etapas do luto. A psicologia ou a psicanálise podem promover uma escuta ativa e atenta para auxiliar o indivíduo a compreender e viver todas as etapas do luto, sem pular fases e principalmente entendendo o quanto é importante expressar seus sentimentos em cada uma delas", apontou. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 25 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/