Cidades

Com piora da pandemia, governo do estado regride Grande SP para a fase laranja

segunda onda de covid-19 Cidades

Com piora da pandemia, governo do estado regride Grande SP para a fase laranja

Estado ficará na fase vermelha aos finais de semana e às 20h nos dias úteis 

Anúncio da nova reclassificação foi feito nesta sexta-feira (22). (Foto: Governo de São Paulo)

Com o aumento de casos, internações e óbitos relacionados à Covid-19, nesta sexta-feira (22), o governo de São Paulo regrediu a Grande São Paulo, o que inclui Barueri e Santana de Parnaíba, e outras nove regiões do estado para a fase laranja do Plano São Paulo. Outras sete regiões foram para a fase vermelha, a mais restritiva. A medida começa a valer a partir de segunda-feira (25).

Além disso, o governo determinou que todo o estado fique na fase vermelha do plano aos fins de semana e feriados. A medida também será aplicada nos dias úteis, valendo a partir das 20h até as 6h.

Na fase vermelha só estão autorizados serviços essenciais, como padarias, mercados e farmácias. Já na fase laranja, bares não abrem, e demais serviços funcionam com restrições de horários e capacidade.

"Algumas medidas poderão ser implementadas nos próximos dias adicionalmente as que estamos tomando hoje. Se os indicadores não melhorarem, se as pessoas não mudarem o seu comportamento, como por exemplo, não vamos esperar segunda-feira para começar a cumprir com as medidas hoje anunciadas", disse o coordenador-executivo do Centro de Contingência da Covid-19, João Gabbardo.

Com a medida, o consumo local em bares está totalmente proibido. (Foto: Agência Brasil)

Aumento de casos de Covid-19

Da penúltima semana de dezembro até sexta (22), o número de casos cresceu 79% no estado, passando de uma média de 5.606 casos por dia para 10.023 casos por dia. Nesse mesmo período, o número de mortes cresceu 96%, passando de 111 mortes por dia na penúltima semana de dezembro para 218 mortes por dia esta semana.

"Uma segunda onda de coronavírus atingiu o mundo e seus efeitos também atingiram o Brasil e o estado de São Paulo. O aumento no número de casos, internações e óbitos é extremamente preocupante" disse João Doria durante a coletiva.

Região

De acordo com boletim epidemiológico desta quarta-feira (20), Barueri tem 11.318 casos confirmados da Covid-19 e 460 óbitos. O município tem 97 pacientes internados no HMB e no pronto-atendimento do Jd. Paulista. Santana de Parnaíba, nesta quarta (20), tinha 5.984 casos, 140 óbitos e 55 pessoas hospitalizadas. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 16 Junho 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/