Com missas e tapete de serragens, Parnaíba celebra Corpus Christi

Alcides S. Maia é responsável pelos desenhos que dão forma ao tapete (Foto: Michela Brígida/Folha de Alphaville)

Santana de Parnaíba já tem quase tudo pronto para celebrar o feriado de Corpus Christi, que neste ano acontecerá na próxima quinta-feira (20). O evento religioso é um dos mais tradicionais de todo Estado e deve reunir milhares de fiéis e turistas, que querem ver de perto o famoso tapete colorido de serragens de 850 metros.

A programação começa às 6h30, com a montagem do tapete que tem como tema neste ano " A eucaristia: fonte de vida para o jovem em missão". A atividade envolve pessoas da Paróquia Santa Ana, comunidade e a administração municipal, que oferece a infraestrutura para o evento.

Como de costume, o tapete será montado nas principais ruas do Centro Histórico: Largo da Matriz, Rua Suzana Dias, Largo São Bento, Rua Santa Cruz, Rua Bartolomeu Bueno, Praça 14 de Novembro, Praça da Bandeira e Rua Padre Miguel Mauro. Ele é confeccionado para lembrar o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo – que, segundo a Bíblia, foi instituído pelo próprio Filho de Deus no dia da Santa Ceia.

O tapete reproduzirá 60 quadros temáticos que formam um grande mosaico com símbolos cristãos. Os desenhos são desenvolvidos pelo artista plástico Alcides S. Maia. "Os quadros possuem vários temas: a própria eucaristia, a campanha da fraternidade, que o tema é o Direito e a Justiça, Sino dos Jovens, entre outros" contou o artista. 

A confecção da peça tem como materiais, além da serragem, casca de ovos, pipocas, algodão, pó de café, cal e argila. Não há pré-requisito para participar da montagem. Estima-se que cerca de mil pessoas ajudam na elaboração do tapete. 

Missa
As missas acontecerão às 8h30, às 10h30, ao meio-dia e às 15h, todas de forma campal, atrás da Paróquia. A procissão sob o tapete deve acontecer a partir das 16h.
Além da programação religiosa, os moradores e turistas poderão aproveitar o dia para visitar a Feira de Artesanato, que será montada na Rua André Fernandes e Conde de Monsanto e a Praça de Alimentação, na Rua Pedro Procópio.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 15 Novembro 2019

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário