Cardeal Robert Francis Prevost é eleito o novo papa
Ele foi escolhido por pelo menos 89 dos 133 cardeais e será o sucessor do papa Francisco
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
O cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito o novo papa, que será chamado a partir de agora de Leão XIV. Ele foi escolhido por pelo menos 89 dos 133 cardeais e será o sucessor do papa Francisco, que morreu no dia 21 de abril.
O anúncio do novo papa aconteceu pouco mais de uma hora após a fumaça branca surgir da chaminé instalada sobre a Capela Sistina, no início da tarde desta quinta-feira (8). A ação sinalizava que os 133 cardeais reunidos haviam chegado a um consenso. A escolha se deu após a terceira votação do dia e a quarta votação geral, iniciada na quarta-feira (7).
"Que a paz esteja com todos vocês. Quero oferecer uma bênção de paz que alcance suas famílias, todos vocês, onde quer que estejam (...) O pecado não prevalecerá, estamos todos nas mãos de Deus", disse Leão, em sua primeira saudação na sacada da Basílica de São Pedro.
Sobre o novo papa
Robert Francis Prevost nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, e é o primeiro papa norte-americano da igreja. Ele, que virou padre aos 22 anos, é poliglota e se juntou aos agostinianos para uma missão no Peru em 1985.
Considerado "um moderado construtor de pontes", Robert era um dos cardeais com maior chance de conseguir o cargo, segundo especialistas, por sua "inclinação pastoral, perspectiva global e capacidade de governar a Cúria Romana".