Barueri tem mais de 50 obras em andamento com entregas previstas até 2027
Os investimentos abrangem áreas prioritárias como mobilidade urbana, educação, saúde, esportes e lazer
A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Obras, está executando mais de 50 obras estratégicas com previsão de entrega até o primeiro semestre de 2027. Os investimentos abrangem áreas prioritárias como mobilidade urbana, educação, saúde, esportes e lazer.
Em 2025, a atual gestão entregou 24 intervenções, entre oito novas construções, três reconstruções e 13 reformas. Outras cinco obras estão em fase final e devem ser entregues até dezembro.Entre os destaques está o Parque da Juventude Rubens Furlan Junior, com inauguração marcada para o próximo domingo, 19 de outubro. O novo espaço de lazer, localizado na avenida Antonio Furlan, na Chácaras Marco, terá mais de 170 mil metros quadrados.
Entre as entregas realizadas em 2025 estão a Estação Cultural Jair Honório Domingos e a EMEIEF Anna Irene Mazaro de Freitas, ambas no Parque Viana, além do Espaço Cultural Luiz Odair de Souza, no Parque Imperial, e da nova UBS Roque Ribeiro Machado, no Jardim do Líbano.
Também foram reformadas e ampliadas unidades como a UBS Hélio Berzaghi, no Jardim Paulista, além da entrega de novas UBSs na Chácaras Marco e no Jardim Graziela. Projetos de mobilidade urbana incluem a nova ciclovia e ciclofaixa que ligam o Boulevard Central à Arena Barueri, além de sete residências de interesse social no Parque Santa Luzia e a implantação do viaduto no Jardim Califórnia, interligando ruas e vielas da região.
Obras contra enchentes e novas vias
Um dos principais projetos em execução é o Piscinão do Jardim Silveira, previsto para 2025. Com 24,5 metros de profundidade e capacidade para reter até 120 milhões de litros de água, o reservatório busca minimizar os impactos das chuvas na região.
Já para 2026, estão previstas obras estruturantes como o prolongamento da Avenida Barueri-Mirim (Belval), o alargamento da Avenida Dempachi Nakayama (Tupanci), a abertura de uma nova ligação viária entre a Avenida Ceci (Tamboré) e a Rua Tomé de Souza (Parque Imperial), além da extensão da Avenida Pirarucu, interligando Barueri e Carapicuíba.
Investimentos previstos para 2027
Até o primeiro semestre de 2027, a prefeitura projeta a conclusão de obras de grande porte, como a construção da nova Maternidade Municipal, na Vila Porto, ao lado do Centro de Diagnósticos.
Investimentos previstos para 2027
Até o primeiro semestre de 2027, a prefeitura projeta a conclusão de obras de grande porte, como a construção da nova Maternidade Municipal, na Vila Porto, ao lado do Centro de Diagnósticos.
Também está no cronograma a reconstrução da EMEI João Evangelista de Oliveira, no Jardim Mutinga, e a conclusão das obras de contenção e alargamento do Rio Cotia, no Jardim Maria Helena, com a construção de um novo pontilhão para melhorar a drenagem e a segurança da região.