Sábado, 27 Abril 2024

Cidades

Barueri registrou mais de 400 denúncias de maus-tratos a animais neste ano

Crime Cidades

Barueri registrou mais de 400 denúncias de maus-tratos a animais neste ano

Segundo dados da prefeitura, oito delas foram em Alphaville. Em 2022, foram 675 ocorrências no município

Na semana passada, um filhote foi resgatado em um apartamento em Alphaville após denúncias feitas por vizinhos (Foto: Ana Carolina Guice/ Secom Barueri)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Na semana passada, o Centro de Proteção ao Animal Doméstico de Barueri (Cepad) e agentes da Guarda Civil Municipal Ambiental realizaram um resgate de um filhote de aproximadamente cinco meses em um apartamento em Alphaville após denúncias de maus-tratos.

Um vídeo feito por moradores mostrava o tutor agredindo o animal, segurando-o pelo pescoço e espancando-o. O tutor admitiu as agressões, alegando que o animal havia danificado alguns móveis. Apesar de apresentar um bom estado corporal, o cão estava mancando.

Outro caso de envenenamento de gatos foi relatado recentemente no residencial 9. Um boletim de ocorrência foi registrado, e a investigação está em curso. O laudo da necrópsia dos animais também está nas mãos da polícia, e o veneno utilizado foi identificado.

De acordo com a Prefeitura de Barueri, neste ano, foram registradas 478 denúncias de suspeitas de maus-tratos a animais, incluindo oito em Alphaville. No ano anterior, foram 675 casos. Santana de Parnaíba também informou que seis animais foram atendidos com suspeitas de envenenamento neste ano, em comparação com 19 em 2022.

Denúncias
Os moradores podem denunciar maus-tratos na Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA) pelos números 0800 600 6428 ou 181 ou pelo site (webdenuncia.org.br/depa).

Dificuldades
À reportagem, Ana Luisa Carboni, presidente da ONG SOS Pet Alpha, destacou a importância de denunciar crimes de maus-tratos, embora tenha ressaltado a dificuldade em comprovar esses casos.

"É tão difícil atestar maus-tratos e só quando, infelizmente, casos ficam populares é que as pessoas acabam se mobilizando para isso. Todo caso que acontece e que tem um tipo de punição fica como case para lembrar as pessoas sobre os direitos dos animais. As prefeituras podem sempre verificar e fazer essa lei valer", destacou.

Lei
Desde 1998, existe a lei no 9.605 que pune a prática de maus-tratos aos animais. Em 2020, ela foi alterada aumentando as penas ao crime quando se tratar de cão ou gato. A punição passou de 3 meses até 1 ano de reclusão e multa para 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição de guarda.
Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/