Cidades

Barueri realiza teste da Covid-19 em pacientes internados em estado grave

Cidades

Barueri realiza teste da Covid-19 em pacientes internados em estado grave

Objetivo é garantir que sejam feitos velórios das pessoas que faleceram por outras doenças 

Barueri realiza testagem da população assintomática no estacionamento do Ginásio José Corrêa (Foto: Lourivaldo Fio/Secom Barueri)

O prefeito de Barueri, Rubens Furlan, sancionou uma lei que institui o programa de testagem rápida da Covid-19, em pacientes internados em estado grave nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), emergência de hospitais e prontos-socorros do município. O decreto foi publicado no Diário Oficial de sábado (31/10).

À reportagem, a prefeitura informou que o decreto foi uma formalização desse protocolo, que já vem sendo praticado na cidade. "Desde o início da pandemia, os pacientes em estado grave são submetidos ao exame. Os resultados dos testes do tipo PCR saem em até 72 horas", destacou a gestão.

De acordo com o documento publicado, entre os objetivos, está fazer constar no prontuário médico do paciente a realização do teste rápido e, em caso de morte, que seja feito o apontamento na sua declaração e, "garantir a realização de velório digno, ainda que em tempo reduzido, das pessoas que faleceram por outras doenças, de modo a atenuar o sofrimento dos familiares".

Testagem
Além da testagem em pacientes na UTI, desde o dia 3 de outubro, a prefeitura realiza o exame gratuito do tipo RT-PCR na população assintomática para a detecção da Covid-19. Já foram feitos testes em moradores de 50 anos ou mais, 40 anos ou mais e agora é a vez das pessoas com 30 anos ou mais. A ação segue até o dia 13. 

Tendas no estacionamento do Ginásio José Corrêa (Av. Guilherme Perereca Guglielmo 1000) foram montadas para colher o exame. É preciso fazer agendamento pelo APP Saúde Barueri ou pelo site (barueri.sp.gov.br). A gestão fará ainda testes em pessoas de 18 anos ou mais do dia 14 a 20 deste mês.

Já Santana de Parnaíba informou que, no momento, não há projeto para testar a população assintomática.
Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 17 Abril 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/