Barueri é o 13º município mais inteligente e conectado do país

Neste ano, Barueri conquistou o 1º lugar no ranking no quesito economia. Em 2019, alcançou a 6ª posição (Foto: Jorge Alexandre/Arquivo Folha de Alphaville)
Barueri entrou para o top 20 das 100 cidades mais inteligentes e conectadas do país. Foi o que mostrou o Ranking Connected Smart Cities 2020, divulgado pela Revista Exame nesta terça-feira (8). O município chegou ao 13º lugar no ranking geral, enquanto em 2019 ocupava a posição 59. 

O ranking faz uma avaliação composta por 70 indicadores em 11 eixos temáticos (Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Tecnologia e Inovação, Empreendedorismo, Educação, Saúde, Segurança, Energia, Governança e Economia).

Não foi só na avaliação geral que Barueri se destacou. A cidade também apontou melhora em outros quesitos. O principal foi economia, o qual conquistou o 1º lugar pela terceira vez. No ano passado, a cidade ficou na 6ª posição.

Em tecnologia e inovação, Barueri saiu do 11º lugar em 2019 para 7º, em Educação, do 13º para 8º e Governança, do 64º para 15º. Neste ano, a cidade ranqueou, pela primeira vez, nos eixos de Empreendedorismo (64º lugar) e Urbanismo (19º lugar).

"A gestão tem investido muito na conectividade entre as secretarias e em plataformas que ofereçam agilidade nos serviços acessados pela população, mas nosso maior objetivo é focar nas pessoas e proporcionar a elas mais qualidade de vida", disse a gestão.

Santana de Parnaíba
Neste ano, Santana de Parnaíba conquistou o 39º lugar no ranking das 100 cidades mais inteligentes e conectadas do país. Em 2019, a cidade estava na posição 52. Entre os itens analisados, o principal destaque foi no quesito segurança, o qual a cidade alcançou o 5º lugar. 

Segundo informações do ranking, Parnaíba ficou em 17º lugar em educação, 31º em economia, 33º em tecnologia e inovação e 69º em governança. O município alcançou ainda a posição 95 em Urbanismo.

Além de Barueri e Parnaíba, das cidades da região que integram o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste (Cioeste), apenas Osasco e Cotia aparecem no levantamento, ocupando o 65º e 88º lugar no ranking geral, respectivamente. 

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 21 Setembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário