Sábado, 20 Abril 2024

Cidades

Após dois anos, moradores relatam frustração por contraírem a Covid-19

Pandemia Cidades

Após dois anos, moradores relatam frustração por contraírem a Covid-19

Dados são da enquete da FDA. Especialista destaca o relaxamento nas medidas como causa da alta de casos 

Segundo a enquete da FDA, 35% dos moradores do bairro estão com Covid-19 ou tiveram recentemente. Desse número, 57% estão com a doença pela primeira vez (Foto: Ricardo Santos/Secom Barueri)

O país tem observado um aumento de casos da Covid-19 e, na região, isso não é diferente. Segundo dados da Fundação Seade, em Barueri, do dia 1º a 21 de junho, foram anotadas 548 novas ocorrências da doença. Em Santana de Parnaíba já são 1.320. Essa nova onda tem atingido também aqueles que ainda estavam ilesos. 

Uma enquete feita nas redes sociais da Folha de Alphaville revelou que 35% dos moradores do bairro que responderam estão com Covid-19 atualmente ou tiveram recentemente. Desse número, 57% estão com a doença pela primeira vez. Moradores relataram frustração, medo, indignação e até normalidade ao saberem que tinham sido infectados, após dois anos de pandemia. "Fiquei com medo, porém acredito que a agora a maioria será infectada", destacou uma leitora. 

Além disso, 53% disseram que estão com medo de contrair o vírus. Cerca de 260 pessoas participaram do levantamento feito pela reportagem.

Especialista 

À reportagem, o infectologista e professor da Faculdade de Medicina da PUC-SP Fábio Junqueira disse que uma explicação para o aumento das infecções está relacionada ao relaxamento das medidas de proteção, como uso da máscara e aglomerações no período de inverno. 

"A prevenção continua sendo a mesma. Evitar aglomerações, ambientes fechados e usar a máscara, principalmente em ambientes aglomerados e sem ventilação. A cepa que está circulando não garante imunidade em quem já teve, por isso os casos de reinfecção. Importante frisar que as vacinas continuam protegendo de internação e casos graves. Muito importante ter a vacina em dia", destacou. 

Vacinação 

Barueri iniciou, nesta quinta-feira (23), a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com mais de 45 anos. O imunizante está disponível para a faixa etária nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos horários de funcionamento de cada uma e não é necessário fazer agendamento. 

A Prefeitura de Santana de Parnaíba realiza no sábado (25), das 8h às 16h, em todos os postos de saúde vacinação da Covid 4ª dose para pessoas acima de 50 anos e Profissionais de saúde, além de Influenza para todos os grupos.  

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/