Quarta, 08 Dezembro 2021

Cidades

78% dos moradores do bairro acham que o uso de máscaras ainda é preciso, aponta enquente da Folha de Alphaville

Pandemia Cidades

78% dos moradores do bairro acham que o uso de máscaras ainda é preciso, aponta enquente da Folha de Alphaville

Barueri informou que, até o momento, mantém a obrigatoriedade da utilização do equipamento de proteção

Segundo especialista, no momento, ainda não é recomendado retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras, principalmente, em ambientes fechados (Foto: Lourivaldo Fio/Secom Barueri)

Um levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) revelou que cerca de 98% das cidades brasileiras, dentre as 2 mil ouvidas pela organização, devem manter, pelo menos por agora, a obrigatoriedade do uso de máscaras. 

A questão foi levantada pois, na última semana, a Prefeitura de São Paulo anunciou que encomendou à Secretaria de Saúde um estudo técnico para eliminar a obrigatoriedade do uso do equipamento de proteção, inicialmente, em áreas externas.

Em Barueri, segundo informações da administração municipal, até o momento não há qualquer decisão sobre isso. "O Estado tem sinalizado que não vai tirar a obrigatoriedade do uso de máscara por enquanto", apontou a gestão.

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Santana de Parnaíba não retornou sobre o assunto até o fechamento da edição. 

Especialista 

À reportagem, o infectologista Fábio Junqueira afirmou que, no momento, ainda não é recomendado retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras, principalmente, em ambientes fechados. 

"Eu acredito que o uso de máscara ainda precisa ser fiscalizado, principalmente em ambientes fechados, em que o ideal é que as pessoas usem máscaras cirúrgicas,N95 ou a PFF2. Mesmo com a transmissão do vírus baixa, ela ainda está ocorrendo e não sabemos se surgirão novas variantes", explicou. 

Ainda de acordo com o especialista, em local aberto, ventilado e com pouca aglomeração, pode-se estudar uma flexibilização. "Para essa liberação, o ideal é que a vacinação contra a Covid-19 chegue em torno de 90% e a transmissão do vírus esteja baixa", enfatizou Junqueira. 

Enquete 

Uma enquete feita nas redes sociais da Folha de Alphaville, nesta terça-feira (12), mostrou que 78% dos moradores de Alphaville responderam não acreditar que este seja o momento ideal para retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras. Outros 22% disseram que é o momento.

Além disso, 73% daqueles que responderam disseram que continuarão usando o equipamento de proteção, mesmo que não seja mais obrigatório, e 27% não. Mais de 300 pessoas participaram da enquete.  

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 08 Dezembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/