Caderno A

Universo criativo de Joan Miró é tema de exposição em SP

Cultura Caderno A

Universo criativo de Joan Miró é tema de exposição em SP

A mostra, lúdica e imersiva, conecta o público com as obras de um dos principais nomes da pintura do século XX 

A mostra, lúdica e imersiva, conecta o público com as obras de um dos principais nomes da pintura do século XX. (Foto: Veronica Cowie/Divulgação)

O Farol Santander São Paulo, centro cultural, deu início à exposição "O Jardim das Maravilhas de Miró". A mostra, destinada a toda a família, ocupará o 24º andar do edifício e ficará aberta à visitação até o dia 02 de maio de 2021.

Com obras reconhecidas em todo o mundo pelos conceitos de Surrealismo, Cubismo e Fauvismo, e pelas características de espontaneidade, experimentalismo, e interpretações simbólicas, o catalão Joan Miró está entre os mais notáveis artistas do século 20.

"O Jardim das Maravilhas de Miró é uma exposição imersiva que busca colocar o espectador em contato direto com a simplicidade e o equilíbrio nos muitos elementos imaginativos da obra do artista catalão Joan Miró. Apresentando litografias originais dentro de uma cenografia impactante e interativa, o Farol Santander mantém sua missão de entusiasmar, estimular e despertar a curiosidade e a criatividade de seu público", afirma Patrícia Audi, vice-presidente executiva de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil.

Uma experiência imersiva dividida em oito ambientes, que apresentará de maneira lúdica um percurso inspirado nas obras e litografias da série Maravilhas com Variações Acrósticas no Jardim de Miró, do poeta espanhol Rafael Alberti. 

O catalão Joan Miró está entre os mais notáveis artistas do século 20.(Foto: Veronica Cowie/Divulgação)

As áreas da exposição foram inspiradas nessa obra criada sobre a homenagem literária que Rafael, pertencente ao grupo andaluz da geração de 1927, prestou a Miró e sua esposa Pilar, memorando uma viagem a um jardim imaginário cheio de flores, plantas exóticas, pássaros, insetos, pequenos animais, gnomos, o sol, a lua e as estrelas.

Miró gostava de comparar a sua postura de artista com a de um jardineiro: aquele que cuida e experimenta para melhor criar. Simultâneas à escrita, as imagens criadas para o mesmo tema carregam a configuração visual repleta de gestos caligráficos e hieróglifos inventados.

Segurança

De acordo com a organização, todo o público será orientado pelos monitores a higienizar as mãos antes e depois de cada interação. Será disponibilizado um totem de álcool em gel no espaço.


Serviço

Jardim das Maravilhas de Miró

Quando: Até 02 de maio de 2021

Funcionamento: Segunda - Terça - Quarta - Quinta - Sexta | Das 11h às 19h

Valor: R$25 (inteira) e R$12,50 (meia-entrada)

Local: R. João Brícola, 24 - Centro, São Paulo - SP, 01014-010, Brasil

Ingressos: https://bit.ly/2Oaye6M

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 17 Mai 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/