Superar os mitos pode ser opção para vencer a briga com a balança

Grez faz sugestões para quem tem alterações nos Indicadores de Saúde Ideais (Foto: Michela Brígida/Folha de Alphaville)

Por Gladis Costa

O chileno Pedro Grez aterrissou essa semana no Brasil para apresentar "Os Mitos me Deixam [email protected] e [email protected]", lançado no Chile em 2016, e que vendeu mais de 60 mil exemplares. O autor falou com exclusividade à Folha de Alphaville. Alto, atlético, e esbanjando energia, nem de longe lembra o biotipo do passado.

Em 2001, ele pesava 110 quilos, tinha os exames médicos em níveis preocupantes, pré-diabético e estava pronto para considerar uma cirurgia bariátrica. "A gente sabe que alguma coisa não vai bem quando o diâmetro da cintura é maior do que a metade da nossa altura", brinca.
Durante 10 anos, após testar vários tipos de dietas, visitar dezenas de médicos, tomar medicamentos e não obter os resultados esperados, "a não ser um inconveniente "efeito sanfona", decidiu por conta própria, pesquisar a razão do insucesso.

Levando em consideração que quando queremos perder peso normalmente seguimos os mitos estabelecidos – com pequenas variações e modismos que aparecem em cada verão – Pedro decidiu analisar as razões pelas quais estes mitos não só não faziam efeito, como além de engordar, traziam grande impacto negativo na autoestima de quem tentava.

Na obra, Grez apresenta os pilares de seu programa, baseados nos Indicadores de Saúde Ideais (IDS), a partir destes dados, ele apresenta sugestões para quem tem alterações nestes índices, com opções de refeição para cada tipo – e dicas para priorizar ou evitar determinados alimentos. "As sugestões baseiam-se na correta manipulação de alimentos para reduzir a gordura corporal e por consequência, normalizar os principais indicadores de saúde. Como tudo que diz respeito à saúde, emagrecer não é um evento pontual, mas um processo, um estilo de vida", conclui Pedro.
 

Veja mais notícias sobre Caderno A.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 14 Novembro 2019

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário