Revista efe. é lançada para contar histórias de negócios e pessoas que inspiram em Alphaville e região
A publicação da Folha de Alphaville chega em meio à retomada de interesse por revistas impressas
Nostalgia, todo mundo sente ou já sentiu. É uma "saudade de algo, de um estado, de uma forma de existência que se deixou de ter; desejo de voltar ao passado." Do que você, leitor, sente falta? Fases que se foram, objetos, brinquedos, artistas... Essa é uma saudade que, inclusive, conecta gerações.
Algumas pessoas sentem falta praticamente das mesmas coisas: a vitrola, o bonde, Autorama, máquina fotográfica de rolo, Atari, pogobol, Icq, Orkut. Mesmo os mais novos certamente vão se lembrar de algum hábito gostoso do passado ou brincadeira que já não faz mais parte do seu dia a dia.
Quando algo muito legal do passado volta à moda vira "retrô" ou "vintage". Será que é o caso da revista impressa?
O PRAZER DE FOLHEAR
Na verdade, elas nunca saíram de cena. Mas é indiscutível que as publicações impressas perderam muito do seu espaço na última década com o avanço da tecnologia e do ritmo frenético e imediato com que as pessoas se comunicam entre si e consomem informação.
Só que, do ano passado pra cá, é possível dizer que há uma tendência global de retorno das revistas em papel.
E são alguns os motivos para isso. Um deles é a busca por experiências táteis e a vontade de "fugir" um pouco das telas que sugam boa parte da nossa atenção durante o dia e nos fazem dispersar com muito mais facilidade.
Outro ponto é a valorização de conteúdos mais profundos e colecionáveis.
Algumas publicações físicas que foram retomadas no Brasil e no exterior atendem a um público que busca por uma conexão maior com o que leem e aí, pumba, querer ter a revista em mãos.
EXEMPLOS PELO MUNDO
A revista i-D retornou às bancas do Reino Unido em março deste ano, após uma pausa desde 2023. Esse retorno foi motivado pela demanda crescente da Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) por itens colecionáveis.
Já a revista masculina americana Complex, do grupo Buzz Feed, relançou sua edição impressa em dezembro do ano passado, aproveitando a nostalgia e o valor percebido dos produtos físicos como ferramentas de marketing eficazes.
Na Austrália, a indústria de revistas impressas mostrou sinais de ressurgimento, especialmente no setor de luxo, com relançamentos bem-sucedidos de títulos como Elle e Harper's Bazaar.
Aqui no Brasil, muitas marcas estão redescobrindo o valor das publicações físicas para se conectar de forma mais profunda com seu público.
Tivemos recentemente dois importantes lançamentos no mercado nacional:
a icônica revista Manchete retornou com uma proposta bimestral e mais voltada às riquezas culturais e turísticas do Rio de Janeiro e a Esquire finalmente desembarcou em solo brasileiro. A renomada revista masculina americana lançou a primeira edição por aqui com foco em comportamento e cultura.
22 ANOS DE HISTÓRIA
Nesse contexto de uma busca por mais profundidade, inspiração e relacionamentos, nasce a Revista efe., publicação mensal com toda a credibilidade e experiência do Grupo Folha de Alphaville.
Mas esse novo produto é muito mais do que uma revista impressa, como explica o publisher Cesar Foffá: "estamos lançando um novo veículo que vai ajudar a conectar as pessoas de Alphaville com o que tem de melhor na região. São histórias e negócios que estavam carentes de um espaço com credibilidade e seriedade como o que temos há mais de 20 anos. Nesse período, entregamos comunicação e jornalismo de qualidade e de forma ininterrupta".
A Folha de Alphaville foi lançada em 2003 e, além do jornal e do portal com as notícias mais relevantes da região, também já foi responsável por várias outras publicações: a internacional CAR Magazine (revista automotiva inglesa), A Magazine (revista nacional de luxo) e a Metropolis (regional), mostrando o lifestyle para Alphaville e Brasil. Além das revistas, lançaram jornais no interior de SP, o diário BOM DIA e o semanal Jundiaí Hoje e a Folha de Louveira.
O Grupo ainda investiu no segmento gráfico e lançou a Metromídia Gráfica, moderno parque gráfico responsável pela impressão dos jornais da casa e de terceiros.
"Alphaville foi feita por empreendedores e a gente quer mostrar exatamente as pessoas que movem Alphaville e a região. São pessoas com muita vontade, garra e histórias e inspirações que precisam ser compartilhadas. Ainda mais nesse novo momento de grande expansão do bairro", destaca Cesar.
EXPERIÊNCIA E TROCA
A cada edição mensal da Revista efe. os empresários e moradores de Alphaville terão a oportunidade de vivenciar uma experiência única de troca e relacionamento.
Os lançamentos serão sempre ligados a eventos importantes para a comunidade e permitirão que marcas, influenciadores, consumidores e empresários se encontrem para trocar experiências e trazer ainda mais visibilidade para quem faz a região acontecer.
Atualmente, as diferentes plataformas digitais da Folha de Alphaville possuem mais de um milhão de visualizações e a ideia é que esses números cresçam ainda mais com o conteúdo da efe., já que todas
as reportagens serão publicadas também nos meios eletrônicos.
"A revista efe. é um grande lançamento e uma verdadeira ferramenta de network na região e futuramente em São Paulo, com conteúdo fino e escolhido por uma equipe de ponta. Iremos conectar pessoas através de eventos corporativos, publicações impressas, palestras, podcasts, redes sociais e vídeo. É a mais nova companhia dos leitores de Alphaville e região", celebra o diretor de Novos Negócios da Folha de Alphaville, Marcelo Foffá.