Maior festival japonês de rua do mundo acontece em SP neste final de semana

festival-das-estrelas-liberdade-1
A celebração começa a partir das 10h30, na Praça da Liberdade, com programação cultural que reúne música, gastronomia, dança, entre outros atrativos

Tradição da cultura japonesa celebrada desde o século XI, o Tanabata Matsuri, ou Festival das Estrelas, está em sua 41ª edição. Realizado anualmente no tradicional bairro da Liberdade, o evento recebe aproximadamente 200 mil pessoas e é considerado o maior festival japonês de rua do mundo.

Realizado nos dias 13 e 14 de julho,  a celebração começa a partir das 10h30, com programação cultural que reúne música, gastronomia, dança, entre outros atrativos.

Simbolismo

As ruas do bairro e a Praça da Liberdade são decoradas com 80 bambus gigantes, que recebem a ornamentação dos enfeites coloridos de papel, simbolizando as estrelas. Neles, são pendurados os tanzakus, pequenos pedaços coloridos de papel onde as pessoas colocam os pedidos a serem entregues aos deuses.

Os tanzakus são confeccionados em cinco cores, cada uma simbolizando um desejo: branco – paz; amarelo – dinheiro; verde – esperança; vermelho – paixão; rosa – amor, e azul – proteção dos céus. Ao final da celebração, os bilhetes são queimados com o propósito de que os desejos cheguem aos céus para que as estrelas Altair e Vega, segundo a lenda, possam realizar os pedidos.

Durante o Tanabata Matsuri, as ruas da Liberdade também viram palco de shows, danças folclóricas com a participação de cerca de 800 dançarinos voluntários de diversas associações, oficina de origami, além de apresentações com os tradicionais tambores Taikô.

A programação é gratuita e concentrada em torno da Praça da Liberdade. No dia 13, sábado, acontece das 10h30 às 19h e no dia 14, domingo, das 10h30 às 18h.


SERVIÇO

Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas

Dias 13 e 14 de julho de 2019

Horários: sábado das 10h30 às 19h e domingo das 10h30 às 18h

Programação gratuita

Endereço: Praça da Liberdade-Japão, São Paulo – SP

Acesso a portadores de necessidades especiais 

Veja mais notícias sobre Caderno AEventos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 16 Novembro 2019

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário