Exposição em SP homenageia Mauricio de Sousa e Turma da Mônica

olamauriciocapa
A exposição fica em cartaz até 15 de dezembro, no Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp

Há anos, seja nos quadrinhos, nas telinhas, agora também nas telonas e em diversos outros espaços, a Turma da Mônica sempre esteve presente na vida dos brasileiros. Neste mês que completa 60 anos, a Mauricio de Sousa Produções (MSP), responsável pela publicação, inaugurou a exposição "Olá, Mauricio!" no Centro Cultural Fiesp (Avenida Paulista, 1313), reunindo obras que mostram parte das criações das centenas de personagens e a trajetória do desenhista Mauricio de Sousa.

A exposição inédita destaca a história dos quase 500 personagens da MSP, base da criação de diversos produtos culturais, como os quadrinhos, reconhecidos no processo de alfabetização de milhares de brasileiros, além de apps, jogos, desenhos animados, filmes, animações e mais de 3.500 produtos licenciados.

Exposição

A história da MSP começou em 1959, com a publicação de uma tira do Bidu e seu dono Franjinha no jornal Folha da Tarde, atual Folha de S. Paulo. A exposição dará espaço especial ao cenário dessa tira, além de muitos outros que serão representados de forma bem-humorada, fazendo com que o público sinta-se em um passeio pelo Bairro do Limoeiro.

Até o final da exposição, haverá distribuição gratuita da segunda história do novo personagem da Turma da Mônica, o Edu, menino de 9 anos de idade que tem Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), doença genética rara caracterizada pela deterioração muscular progressiva. A DMD ocorre em um a cada 5 mil meninos em todo o mundo e sua evolução é rápida, podendo levar ao falecimento do paciente na adolescência ou no início da fase adulta.

Entre outras atrações, a mostra contará com o ovo do Horácio, Livro dos Mortos da Turma do Penadinho interativo, esculturas para fotos (photo opportunity), cadernos da infância de Mauricio de Sousa e muitas outras surpresas, como obras inéditas da coleção História em Quadrões – releituras de pinturas de artistas consagrados com os personagens da turminha.

"São 60 anos de muito trabalho e constante realização de sonhos. Não só os nossos sonhos, mas de todos os fãs que nos acompanham. E tem muito mais para os próximos anos", comenta o desenhista e criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa.

A exposição fica em cartaz até 15 de dezembro, no Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp, localizado na Avenida Paulista, em frente ao metrô Trianon-Masp. A visitação é gratuita e pode ser conferida de terça a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 10h às 20h. A mostra será acessível, e os textos descritivos das obras também serão bilíngues, nas línguas portuguesa e inglesa.

Veja mais notícias sobre Caderno A.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 13 Dezembro 2019

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário