Caderno A

Dia Nacional do Livro Infantil: saiba como cultivar o hábito da leitura nos pequenos

Cultura Caderno A

Dia Nacional do Livro Infantil: saiba como cultivar o hábito da leitura nos pequenos

 A tecnologia pode ser uma boa aliada 

Os pais podem estimular os filhos por meio de contação de histórias. (Foto: Unsplash)

Neste domingo, dia 18 de abril, é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. A leitura é parte essencial no desenvolvimento dos pequenos, estimulando a criatividade e auxiliando na alfabetização.

Mas qual é a melhor idade para começar? A tecnologia ajuda ou atrapalha? Para responder essas questões essenciais, a diretora educacional Marcia Maria Rosa reuniu uma série de dicas para os pais. 

De acordo com Rosa, não existe idade certa para que a leitura passe a ser incentivada, mas quanto antes, maior será a conexão da criança com os livros.

Antes mesmo de aprender a ler, os pais podem estimular os filhos por meio de contação de histórias, que podem ou não ter um livro como base. A diretora comenta que todos os envolvidos são beneficiados no processo: "as histórias têm o poder de envolver as crianças e o contador ou leitor em uma experiência única, em um tempo de qualidade, que gera laços e memórias afetivas, além de melhorar o foco e a capacidade de concentração desde cedo".

Tecnologia

Apesar de aparelhos eletrônicos não serem indicados para os pequenos, a pandemia mostrou que as telas podem ser usadas para lazer e aprendizado de maneira equilibrada.

Na opinião de Rosa, a tecnologia complementa a experiência da leitura e pode ser usada para despertar ainda mais o interesse de crianças e jovens. "Aproveitar vídeos, jogos e toda a possibilidade multimídia da tecnologia é algo que complementa a experiência do livro. É muito comum séries de filmes atraírem leitores para as obras originais, por exemplo, e vice versa", relata.

Essa ampliação da experiência, desde que feita com equilíbrio, é benéfica e estimula ainda mais o hábito da leitura. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 04 Agosto 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/