Conheça a Casa Hobbit quase invisível e perfeitamente integrada à natureza

Foto: Divulgação

Localizada no município de Naucalpan, no México, esta casa é o mais perfeito exemplo de arquitetura orgânica, que de tão incorporada à natureza, torna-se invisível.



Projetada pelo arquiteto mexicano Javier Senosiain, ela foi construída em 1985, mas suas formas e conceito estão mais atuais do que nunca. A natureza cobre quase a casa inteira, que foi construída de forma a impactar minimamente o meio ambiente.



Famoso por suas construções inusitadas, o arquiteto projetou esta casa de modo com que as pessoas pudessem andar pelo telhado sem nem perceber. Se inspirando nos homens das cavernas, que construiam suas casas sem modificar seu ambiente, formando ambientes côncavos, contínuos e amplos, as plantas em volta criam barreiras verdes que filtram a luz do sol, mantêm o interior fresco e protegem a casa da poeira e da poluição sonora.



Apesar de semi enterrada, as cúpulas permitem a entrada da luz do sol e a ventilação é facilitada pela forma aerodinâmica da habitação, que permite a livre circulação de ar por toda a parte. Formada por dois espaços interligados por um corredor estreito, ela foi inspirada em uma casca de amendoim e, mais de 30 anos depois de ser projetada, continua impressionando por sua inventividade. 

Veja mais notícias sobre Caderno A.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 16 Novembro 2019

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário