Carros autônomos podem deixar o trânsito ainda mais congestionado

maxresdefault
Segundo a pesquisa, o fato dos carros procurarem reduzir custos é a base do problema

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, traz um dado inusitado a respeito dos carros autônomos, ou sem motorista: utilizando uma combinação de teoria dos jogos com modelos de simulação de trânsito, a pesquisa concluiu que os carros automatizados poderão piorar sensivelmente o trânsito nas grandes cidades.

Segundo a pesquisa, o fato dos carros procurarem reduzir custos é a base do problema, pois manter o automóvel rodando ao invés de estaciona-lo será mais barato. Soma-se a isso o fato de que andar devagar é também uma maneira de economizar, resultando em engarrafamentos.

O estudo sugere que, em uma cidade como San Francisco, nos EUA, bastam 2 mil carros automatizados na rua para os efeitos serem radicais.

A solução sugerida pela pesquisa é a imposição de multas e taxas por congestionamento ou para os carros rodarem simplesmente, como já fazem cidades como Londres, Singapura e Estocolmo, que obrigam os motoristas a pagarem para rodarem no centro de tais cidades, a fim de incentivarem o uso de transportes coletivos. 

Veja mais notícias sobre Autos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 21 Setembro 2019

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário