Terça, 24 Novembro 2020

Vídeos

Vencedor do Festival de Veneza, “Coringa” pode ser cotado ao Oscar

Vídeos

Vencedor do Festival de Veneza, “Coringa” pode ser cotado ao Oscar

 "Coringa" estreia no país no dia 3 de outubro

"Coringa" estreia no país no dia 3 de outubro

Dirigido por Todd Phillips, o filme "Coringa" conquistou o Leão de Ouro, prêmio máximo concedido para o melhor filme do Festival de Veneza.

A obra, que retrata uma versão da origem do supervilão, estrelado por Joaquin Phoenix, deixou muitos espectadores e críticos surpresos.

Nos anos anteriores, "Roma", de Alfonso Cuarón, e "A Forma d'Água", de Guillermo del Toro, foram os vencedores. Levando, na sequência, a estatueta do Oscar de melhor filme estrangeiro e melhor filme, respectivamente.

O longa e a atuação de Phoenix foram aclamados por grande parte da crítica. O ator emagreceu 23kg para incorporar o personagem. 

Durante o festival, ele falou à Variety sobre o impacto da produção em sua carreira: "Eu quero dizer honestamente que esta a princípio não foi uma decisão fácil [sobre fazer este filme]. Por outro lado, havia algo que me atraía pra isso. Apenas evoluiu à medida com que começamos a trabalhar. Começou a se tornar algo que ia além do que esperava. Foi uma das melhores experiências da minha carreira".

Violência

Entretanto, nem tudo são flores. A revista Time, por exemplo, chama o filme de "agressivo e possivelmente irresponsável". Alguns críticos, inclusive, temem que a obra possa influenciar o comportamento incel

Os membros de grupos incel costumam se reunir em fóruns de discussões na internet. Por lá, eles falam abertamente sobre sua solidão e frustrações. O problema é que, muitas vezes, esses núcleos se tornam centros de propagação do discurso de ódio e misoginia. 

Há inúmeros casos de extrema violência por parte desses grupos nos últimos anos, principalmente nos Estados Unidos. No Brasil, o mais recente foi o Massacre de Suzano, na escola estadual localizada em São Paulo, onde ex-alunos invadiram o local e 'se vingaram' pelos anos de bullying que sofreram.

Apesar das polêmicas, o fato é que o filme está proporcionando esse debate, importante principalmente nos EUA, onde os ataques em escolas são frequentes.

O caminho para o Oscar

O último Coringa das telonas, interpretado por Jared Leto em "Esquadrão Suicida", deixou muito a desejar. Entretanto, o personagem ficou marcado na história pela atuação do ator australiano Heath Ledger, falecido em 2008, que ganhou o Oscar póstumo de melhor ator coadjuvante por sua atuação em "Batman: O Cavaleiro das Trevas".

De acordo com o crítico Jim Vejvoda, Phoenix também merece um Oscar por sua interpretação "fascinante e totalmente comprometida".

O ator de 44 anos já recebeu indicações ao Oscar por seus papéis nos filmes Gladiador, Johnny & Junee e O Mestre, mas ainda não ganhou o prêmio. 

"Coringa" estreia no país no dia 3 de outubro. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 25 Novembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/