Terça, 23 Julho 2024

Vídeos

7 filmes e séries para estudar a história do Brasil

cultura Vídeos

7 filmes e séries para estudar a história do Brasil

 O feriado da independência pode ser uma oportunidade de estudar com toda a família

A novela Novo Mundo é uma aventura romântica ambientada no Brasil do início do século XIX (Foto: Reprodução/Rede Globo)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

A data de 7 de setembro marca a declaração de independência do Brasil. Foi em 1822, às margens do Rio Ipiranga, que Dom Pedro teria dado o grito que romperia sua ligação com Portugal, tornando o Brasil uma nação independente.

Muito marcada por celebrações e livros de história, alguns acontecimentos históricos já foram apresentados em filmes e séries. O estudo por meio de outras linguagens como a audiovisual contribui para que o aluno possa entender o conteúdo, o contexto histórico e sirva como material de apoio na sala de aula.

Para Carlos Gregório dos Santos Gianelli, professor e historiador do Marista Escola Social Lucia Mayvorne, as obras que retratam períodos históricos podem ser fontes valiosas, principalmente para os estudantes do Ensino Médio. 

Confira sete opções de filmes e seriados para aproveitar o feriado de 7 de setembro:

1. Os inconfidentes

A produção brasileira de 1972 conta a história de um grupo de intelectuais e integrantes da elite brasileira que se une para libertar o país da opressão portuguesa. Dos engajados no movimento, Tiradentes é o que está disposto a levar a revolução às últimas consequências.

Onde assistir: Itaucultural play

2 Joaquim

Lançado em 2017, o longa-metragem mostra como um dentista comum de Minas Gerais se torna um relevante herói nacional e consequentemente um mártir. O narrador é ele mesmo, Tiradentes, que volta no tempo para explicar como acabou sendo executado por traição à Coroa Portuguesa, ao liderar a Inconfidência Mineira.

Onde assistir: Claro TV

3. A Muralha

Esta minissérie retrata o século 17 da história do Brasil. Em um país recém-descoberto, a trama traz as relações entre os bandeirantes, indígenas e portugueses, que desejam os recursos abundantes na nova terra. A muralha é uma referência à Serra do Mar, um grande empecilho para chegar ao centro da nação e um cenário rico em natureza para as relações que se formam entre os personagens.

Onde assistir: Globoplay

4. Novo Mundo

O folhetim histórico escrito por Theresa Falcão e Alessandro Marson narra um conto de amor em tempos de independência do Brasil, desde a viagem da austríaca Maria Leopoldina (Letícia Colin) ao país para se casar com o futuro imperador Dom Pedro 1º (Caio Castro).

Onde assistir: Globoplay

5. Guerras do Brasil.doc

Esse documentário, divulgado em 2019, conta com cinco episódios sobre confrontos que fizeram história no Brasil. Especialistas contam, com apoio de imagens de arquivo e ilustrações, detalhes da Guerras dos Palmares, Guerras da Conquista, Guerra do Paraguai, Revolução de 30 e Guerra do Tráfico.

Onde assistir: Netflix

6. Caramuru – A invenção do Brasil

Em 1500, os europeus descobrem um novo mundo graças aos avanços náuticos. Assim, o jovem pintor Diogo (Selton Mello), se encontra em uma caravela que naufraga na costa brasileira. Lá, ele é recebido pela bela índia Paraguaçu (Camila Pitanga) e sua irmã Moema (Deborah Secco), com quem terá um romance inusitado.

Onde assistir: Globoplay

7. Brasil Imperial

A série produzida pela Fundação Cesgranrio tem uma temporada e narra acontecimentos que marcaram o período imperial brasileiro. Sob o ponto de vista de um jornalista da época, Gonçalves Ledo (Ricardo Soares), os episódios mostram a chegada da família real portuguesa, a relação conturbada do imperador com seus parentes, a escravidão e diversos assuntos que permearam o período.

Onde assistir: Prime Vídeo 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/