Saúde

6 cuidados para prevenir e tratar dores musculares durante o home office na quarentena

Saúde

6 cuidados para prevenir e tratar dores musculares durante o home office na quarentena

Especialista aponta alguns cuidados necessários que contribuem para evitar e combater dores e lesões 

Especialista aponta alguns cuidados necessários que contribuem para evitar e combater dores e lesões. (Foto: ThinkStock)

De repente, parte das pessoas teve de se adaptar ao home office por conta do distanciamento social, principal forma de conter a propagação do coronavírus, de acordo com os especialistas. Num primeiro momento, a liberdade de trabalhar em casa parecia muito atraente, mas nem tudo são flores. Com mais de um mês de quarentena no Brasil, muitos profissionais já reclamam de dores na coluna devido à má postura e à falta de um espaço projetado adequadamente para o trabalho.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a dor lombar está entre as 10 principais doenças e lesões que estão diminuindo a qualidade de vida da população global. Estima-se que a dor inespecífica seja sentida por 60% a 70% das pessoas nas sociedades industrializadas.

Para que o trabalho em casa não acabe com a coluna e outras partes do corpo, alguns cuidados são necessários e contribuem para evitar e combater dores e lesões. Confira abaixo as dicas do angiologista Dr. Álvaro Pereira:

Criar um ambiente adequado para trabalhar

Não trabalhar na cama ou no sofá. Se não tiver escritório, posicionar o notebook ou computador na mesa da cozinha ou da sala e optar por uma cadeira bem confortável, de preferência com encosto.

Nivelar o computador

Para que o pescoço não fique inclinado para baixo, o computador deve ficar na altura dos olhos. Adotar um suporte é uma ótima opção, mas se o profissional não tiver, pode-se colocar livros e revistas em baixo do monitor ou do notebook para nivelar a altura.

Sentar corretamente

Colocar as pernas paralelas à cadeira, flexionar os joelhos em um ângulo de 90 graus e manter os pés bem apoiados no chão. Os braços devem ficar ao lado do corpo, com ombros e pescoços relaxados e os antebraços devem fazer um ângulo de 90 graus. É importante ajustar o encosto da cadeira na região lombar para que se mantenha o tronco ereto.

Posicionar o mouse de forma correta

O mouse deve ser posicionado próximo ao corpo para que o profissional faça o mínimo de esforço ao mover e clicar o dispositivo. Para manuseá-lo, apoiar o antebraço na mesa e evitar fazer qualquer movimento do mouse, apenas com o punho. Não é aconselhado apoiar o cotovelo na mesa, pois o ato pode acarretar em tendinites.

Fazer pausas

Fazer pausas durante o expediente é imprescindível. Beber água, ir até o banheiro são atos simples que ajudam a relaxar o corpo e a mente e de quebra, ganhar produtividade.

Fazer alongamento

Separar 15 minutos do dia para fazer exercícios de alongamento de baixa complexidade para pernas, braços, coluna e pescoço. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 11 Abril 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/