Quarta, 06 Agosto 2025

Saúde

Popular nas redes, “morango do amor” pode causar danos aos dentes, alerta Conselho de Odontologia

Saúde

Popular nas redes, “morango do amor” pode causar danos aos dentes, alerta Conselho de Odontologia

Calda pode quebrar dentes, além de danificar próteses e aparelhos ortodônticos  

Morango do amor, trend das redes sociais (Estadão)

Febre nas redes sociais, o bombom de morango coberto por uma camada crocante de caramelo — apelidado de "morango do amor" — pode representar riscos à saúde bucal. O alerta foi feito na última semana pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), que chamou atenção para o potencial danoso de alimentos muito duros ou pegajosos.

Segundo o órgão, o consumo desse tipo de doce pode provocar fraturas nos dentes, deslocamento de lentes de contato dentais e até danos em próteses e aparelhos ortodônticos.

"A popularização da receita em vídeos de influenciadores e celebridades veio acompanhada de relatos preocupantes, como casos de pessoas que quebraram dentes ou tiveram dispositivos odontológicos arrancados ao morder o caramelo endurecido", informou o CFO, em comunicado.

A recomendação, em caso de acidente, é procurar imediatamente atendimento odontológico de urgência. O Conselho também divulgou orientações para o consumo mais seguro da sobremesa, como evitar morder diretamente o doce e preferir porções menores ou com caramelo menos espesso.

Cuidados ao saborear o tradicional morango do amor

Para evitar fraturas nos dentes ao morder doces com casquinha de caramelo, como o morango do amor, especialistas recomendam escolher as partes mais finas do doce. Na hora da mastigação, prefira usar os molares — dentes do fundo, mais fortes e indicados para triturar alimentos.

"O ideal, porém, é cortar o doce com uma faca, quebrando a casquinha caramelada em pedaços pequenos. Isso reduz significativamente os riscos", orienta o Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Outro alerta importante é o alto teor de açúcar da receita, que pode favorecer o aparecimento de cáries. "O acúmulo de biofilme e a ingestão frequente de açúcares e carboidratos fermentáveis levam à desmineralização dos dentes", explica o órgão.

Por isso, após consumir o doce, escove bem os dentes, dando atenção especial à limpeza entre eles. É essencial remover todos os resíduos — especialmente do caramelo, que é pegajoso e tende a se fixar na superfície dental.

Pacientes com facetas, próteses (fixas ou móveis) ou aparelhos ortodônticos devem evitar alimentos duros e grudentos. A recomendação é optar por receitas similares, sem a casquinha de caramelo.
[10:03, 04/08/2025] Chatgpt: "Dependendo do impacto, os dispositivos podem se soltar ou se quebrar, causando lesões na boca", alerta o CFO.

(Com informações da Agência Brasil)

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/