Cidades devem ter nova campanha contra o sarampo

Doses já estão disponíveis nas UBS’s de Barueri (Foto: Michela Brígida/Folha de Alphaville)

 O Ministério da Saúde prepara uma campanha de vacinação extra contra o sarampo. A previsão é iniciar a imunização a partir do dia 10 de junho, antecipando a ação que é habitualmente iniciada no mês de agosto, junto com a disponibilizações de doses contra a poliomielite. Os municípios de Barueri e Santana de Parnaíba devem seguir as premissas da pasta.

Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo confirmou o primeiro caso autóctone de sarampo na capital desde 2015. Antes, a pasta já havia confirmado três casos da doença na cidade, decorrentes de infecções ocorridas fora do país, em Israel, Noruega e Malta. 

Neste ano, além do caso em São Paulo, há 27 casos autóctones confirmados, segundo o Ministério da Saúde, todos no Pará. Contando os casos importados, já são mais de 80. Nas cidades de Barueri e Santana de Parnaíba não houve nenhum registro de caso da doença, de acordo com informações das administrações municipais.

Na última campanha de vacinação no município barueriense, foram imunizadas 17.905 crianças entre 1 a 4 anos, obtendo uma cobertura de 112,17%. A gestão chegou a anunciar que estudava a realização de um Dia "D" de imunização em março, junto com o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado (CVE), porém a ação não aconteceu.

Imunização
Moradores que ainda não tomaram as doses contra a doença devem se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. O sarampo é uma doença grave e contagiosa que pode ser transmitida por meio do contato direto com a secreção da pessoa infectada ou pelo ar. Febre alta, tosse, coriza, manchas avermelhadas na pele e manchas brancas no interior das bochechas são alguns dos sintomas.
A vacina que protege contra a doença é a tríplice viral, que também imuniza contra caxumba e rubéola.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 12 Novembro 2019

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário