Brasil é o país mais ansioso do mundo, segundo OMS

ansiedade-o-que-fazer-min
18,6 milhões de brasileiros, ou 9,3% da população, convivem com a ansiedade. (Foto: Divulgação)

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo. 18,6 milhões de brasileiros, ou 9,3% da população, convivem com a ansiedade.

Estudos recentes mostram que o transtorno de ansiedade está presente em portadores da síndrome de burnout. O distúrbio vai integrar a próxima Classificação Internacional de Doenças (CID-11) da Organização Mundial de Saúde (OMS) como problema associado ao desemprego.

A síndrome é fruto do desgaste emocional e diretamente associada ao estresse crônico no trabalho, gerando também ansiedade.

Maior e mais populosa cidade do país, São Paulo apresenta índices de ansiedade semelhantes aos de países em guerra. Em 2014, a Universidade de São Paulo publicou estudo mostrando que 19,9% da população sofre de algum transtorno de ansiedade.

A FAPESP divulgou estudo dos Pesquisadores do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo mostrando que metade dos moradores da Região Metropolitana de São Paulo e portadores de ansiedade apresentam alguma dor crônica.

A mais comum foi transtorno de humor (50%), seguida de doenças respiratórias (33%), doença cardiovascular (10%), artrite (9%) e diabetes (7%).

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 19 Novembro 2019

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário