Água com limão traz benefícios milagrosos para saúde?

images
Receita passou a ser relacionada a façanhas como emagrecimento e efeito "detox"

Não se sabe muito bem como ou quando essa a moda "fitness" da água com limão começou. Gisele Bündchen, entre outras famosas, já disse aderir ao hábito e isso bastou para que muitas pessoas, incluindo nutricionistas, atribuíssem poderes milagrosos à receita.

Como já sabemos, tomar um copo de água ao acordar é um ótimo hábito, uma vez que você hidrata seu corpo após muitas horas de sono. Te dá mais energia, melhora o aspecto da pele e cabelos e ajuda a equilibrar seu corpo.

O limão, por sua vez, também é um ótimo aliado para a saúde. Rico em vitamina C, ele melhora sua imunidade. Por ter antioxidantes, o limão também ajuda no processo de desinflamação do organismo. O ácido cítrico presente nele ainda melhora o processo digestivo, caso consumido em jejum.

Já em relação ao efeito "detox" e emagrecimento, não é possível confirmar seus benefícios.

"Não emagrece e nem engorda", afirma a nutricionista franco-brasileira Sophie Deram, em seu blog.

"A alegação que usam ao promover essa informação seria de que a pectina [um tipo de fibra] existente no limão que poderia aumentar a saciedade e assim fazer com que você coma menos, induzindo ao emagrecimento", diz. "Acontece que a pectina do limão concentra-se principalmente na casca, portanto, a ínfima quantidade de pectina no sumo do limão não seria suficiente para promover tal benefício."

Em relação ao "detox", a nutricionista lembra que não existe um alimento com essa qualidade. O órgão encarregado por esse trabalho é o fígado.

"Não adianta mandar ver aquele copo de água com limão em jejum depois de um final de semana de exageros alimentares, porque não é isso que vai te desintoxicar. A melhor coisa a se fazer é esquecer o que passou e tocar a vida adiante, comendo normalmente e respeitando sua fome e saciedade", pontua a nutricionista. Ela ressalta que nenhum alimento, por si só, é capaz de engordar, emagrecer e, muito menos, promover curas milagrosas.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 19 Setembro 2019

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário