Quarta, 01 Mai 2024

Política

Vitória de Bruna fortaleceu grupo de Furlan, em meio à derrocada do PSDB

Política

Vitória de Bruna fortaleceu grupo de Furlan, em meio à derrocada do PSDB

Ano termina marcado por fortificação do prefeito de Barueri

Bruna foi eleita com votação recorde - 195 mil votos no estado para a Alesp. (Foto: DIVULGAÇÃO CÂMARA DOS DEPUTADOS)

As eleições de 2022 foram em âmbito nacional, mas o resultado serviu para medir a temperatura em Barueri. Os resultados deste ano indicam um fortalecimento do grupo do prefeito Rubens Furlan (PSDB), a dois anos da disputa municipal, quando ele tentará lançar o sucessor.

Furlan viu a filha, Bruna Furlan (PSDB), arriscar uma mudança de parlamento e ser eleita deputada estadual com uma votação recorde - 195 mil votos no estado para a Assembleia Legislativa.

O resultado foi comemorado pelo grupo político, em meio às tentativas do principal opositor, o ex-prefeito Gil Arantes (União) em lançar outros candidatos ao posto. No entanto, nenhum candidato de Arantes conseguiu a vitória, o que foi citado por aliados de Furlan como um sinal de força do grupo.

Na próxima eleição, Furlan não pode concorrer pois cumpre o segundo mandato consecutivo e deve lançar o vice-prefeito Beto Piteri (PSDB) como concorrente à sucessão, enquanto Bruna estará mais próxima da cidade com mandato na Alesp. O cenário relembra a 2010, quando Furlan lançou Carlos Zicardi que foi derrotado por Gil Arantes. A diferença é que, na época, Arantes era deputado estadual e nos próximos anos chegará à corrida eleitoral sem um mandato.

O fortalecimento do grupo contrasta com o momento de declínio do PSDB, partido cuja situação para muitos é irreversível. A sigla perdeu o governo do estado de São Paulo depois de quase 30 anos, perdeu espaço na Câmara dos Deputados, e nomes importantes deixaram a legenda.

Liderança

A situação tornou Bruna como uma das lideranças com mais votos no último pleito. Porém, ainda não se sabe a posição que o partido adotará com a nova gestão do governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos). Em âmbito federal, Furlan evitou novas declarações, após ter declarado apoio ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no primeiro turno. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/